O PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO
Por: lorenacal • 14/6/2022 • Monografia • 871 Palavras (4 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO
ATIVIDADE AVALIATIVA
- Na etapa de projeto conceitual é definido como o novo produto será feito para atingir o benefício básico demandado pelo mercado. Nessa etapa, é possível usar a Análise das Funções do Produto, a Análise da Tarefa e a Análise do Ciclo de Vida do Produto como métodos estruturados para a geração dos conceitos. Comente sobre o uso de cada um deles.
R.: Através da análise da tarefa é possível perceber formas de utilização que podem não ter sido notadas pela equipe de desenvolvimento, é uma análise da percepção do consumidor e como ele avalia o produto. Essa análise é realizada observando como os usuários utilizam o produto, é possível que cada usuário o utilize de uma forma, é algo subjetivo do indivíduo, ele irá usar de acordo como se sente mais confortável ergonomicamente ou que ache mais prático. Através da análise é possível identificar pontos de melhoria e implementação do projeto.
A análise das funções do produto nos permite identificar, até mesmo em processos de utilização simples. É feito uma árvore funcional que demonstra as etapas principais e secundárias acerca de como acontece cada etapa do processo. Com os resultados é possível observar e realizar mudanças de ordem superior ou pequenas mudanças incrementais.
A análise de ciclo de vida do produto abrange todos os estágios do processo, desde o recebimento da matéria prima até seu descarte final. Através dessa análise é possível obter todos os custos associados a cada etapa de produção, mapear seu processo de modo a identificar comportamentos padrões e identificar oportunidades de melhoria tanto ambiental como ao processo geral.
- Explique sobre a importância de se aplicar a Engenharia de Valor ao invés da abordagem tradicional da análise de custos para a redução de custos no desenvolvimento do produto.
R.: A Engenharia do Valor é um método que permite à organização desenvolver novos produtos, inovar e melhorar os processos existentes e seus componentes. Enquanto que a análise de custos é um método abrangente que envolve redução de custos do início ao fim do projeto, ele analisa funcionalidades do produto e competitividade.
- O método da subtração do preço-teto, utilizado para realizar o planejamento financeiro e justificar uma oportunidade de produto, consiste em definir a meta do custo de fabricação a partir da subtração entre o preço-teto e os diversos custos envolvidos no processo. A definição do preço-teto, por sua vez, pode ser feita utilizando-se do mapa preço-valor ou por meio da elaboração da escala vertical. Em qual situação se justifica o uso da escala vertical?
- Que procedimento pode ser adotado pela equipe de projeto para assegurar que o projeto do produto esteja adequado do ponto de vista ergonômico?
R.: Através da análise da tarefa, onde também é examinada a interface homem- produto, é importante observar cautelosamente como as pessoas realizam a tarefa, a partir desses resultados você consegue tirar os principais elementos para o projeto de modo que seja adequado ergonomicamente.
- Que ferramenta pode ser utilizada no planejamento do produto para assegurar que a qualidade requisitada pelo consumidor seja realmente atendida? Justifique.
R.: Sugiro a utilização da casa da qualidade, através dela vai ser possível desdobrar as necessidades do consumidor em requisitos técnicos e em consequências dos resultados obtidos, são elaboradas metas para cada atributo analisado a fim de garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas.
- Supondo que você faça parte de uma equipe de PDP, você optaria por realizar testes de falhas ou análise de falhas ou ambos? Por quê?
R.: Realizaria análises de falha, de modo a compreender do geral ao particular, onde é observado os pontos mais valorizados pelo consumidor e é identificado as potenciais falhas dessa função. Todas as possíveis falhas analisadas são transformadas em indicadores de risco, onde será possível reconhecer as falhas esperadas e como evitá-las.
...