O PROJETO PEDAGÓGICO HOSPITALAR
Por: Nizah1961 • 7/11/2022 • Artigo • 667 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
PPHII
PROJETO PEDAGOGICO HOSPITALAR
NOME: NILZA MARIA DE OLIVEIRA CARNEIRO
TEMA: HUMANIZAÇÃO
A psicopedagogia, em qualquer âmbito em que seja aplicada, trabalha as questões ligadas, principalmente a ansiedade, a baixa estima, e a depressão, minimiza a aprendizagem saudável do indivíduo com o novo e prepara para aprender, inclusive as questões ligadas a sua maneira de ser, limites e potencialidades. Nós profissionais da psicopedagogia sabemos que especificamente as enfermidades e hospitalização tende afetar as interações do paciente com o ambiente físico, seja; escolar ou social em que vive e convive. Assim sendo, entendemos que, ao se atender pacientes hospitalizados, com a intervenção psicopedagógica, cria se um mecanismo protetor para neutralizar as adversidades inerentes a condição de enfermidade e hospitalização do indivíduo. Desta forma , acredita se que uma eficiente intervenção psicopedagógica facilitará o processo de resiliência, processo este que consiste na habilidade de superar o efeito das adversidades e do estresse no curso do tratamento e desenvolvimento. É de extrema importância termos um olhar diferenciado sob o paciente que chega fragilizado ao hospital e fica o tempo todo esperando gestos de acolhida, cuidado e atenção. Gestos estes proporcionados através do atendimento humanizado, proporcionando uma aproximação com a equipe, visando o bem estar do paciente, dando ao paciente o tratamento que merece como pessoa. Proporcionando assim uma recuperação mais rápida.
Haja vista que, os aspectos do ambiente são alterados e como consequência da enfermidade a capacidade de atender, de conhecer nova situação e gerencia la de modo otimista, produtivo e saudável e pode fazer toda diferença na realização futura dessa pessoa, especialmente aquela que é hospitalizada por longos períodos, uma vez que o processo de humanização tem influência direta sobre a saúde integral da criança hospitalizada. Entende se, que influencia em uma melhora significativa porque tira o foco exclusivo do paciente em relação ao tratamento da doença. Eles percebem que o ambiente hospitalar não é só de injeção, dietas restritivas, medicamentos frequentes, dor e sofrimento.
Assim sendo a psicopedagogia é fundamental ao paciente hospitalizado para manter laços com o conhecimento básico e desenvolver competências de natureza psicossocial.
Uma vez que, a escola trabalha a aquisição de novos conhecimentos que são para aprendentes, como meio de ser inserido e reconhecido no meio.
Nesta proposta de projeto, buscamos unir os conhecimentos pedagógicos e psicopedagógicos para oferecer uma qualidade de vida ao hospitalizado como meio de uma construção constante sem interrupções por conta de uma hospitalização, sobretudo as de longo tempo.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar as pessoas hospitalizadas vivências que permitam aprendizagem também de forma lúdica e humanizada. Permitir dentro deste a exploração do universo contemplando os diferentes aspectos de sua formação integral
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Diminuir o impacto psicológico e emocional do indivíduo hospitalizado
- Conhecer e acompanhar as brincadeiras oferecidas
- Vivenciar atitudes que favoreçam a convivência em grupo e hospitalizada
- Confeccionar brinquedos (bonecas de papel, aviões, entre outros)
- Ampliar o repertorio de aprendizagem e brincadeiras
- Participar de jogos, brincadeira, leituras, contos, causos, que contribuam para o desenvolvimento integral da pessoa
Metodologia/Estratégia de ações Pedagógicas/Psicopedagógicas
Serão usados:
- Quebra cabeça
- Jogo da memória
- Palavras cruzadas
- Dominó
- Caixa Surpresa
- Livros
- Revistas
- Jornais
- Filmes
- Alfabetos
- Músicas
DESENVOLVIMENTO
Buscaremos com o uso deste material, estimular o cognitivo sensório motor, raciocínio logico de cada um dentro da sua faixa etária e de seu pré desenvolvimento e conhecimento, respeitando suas condições físicas e grau da sua enfermidade, diante da sua hospitalização de forma humanizada, reforçando o que aprendeu em escola regular ou em seu cotidiano.
...