O Papel Do Psicologo Nas Organizações
Casos: O Papel Do Psicologo Nas Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeffmarques • 18/11/2014 • 999 Palavras (4 Páginas) • 388 Visualizações
O PAPEL DO PSICÓLOGO NAS ORGANIZAÇÕES
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS
As políticas e práticas de recursos humanos de uma organização representam forças importantes para a modelagem das atitudes e dos comportamentos dos funcionários.
Discutiremos especificamente as práticas de seleção, os programas de treinamento e desenvolvimento e os sistemas de avaliação de desempenho.
Práticas de seleção
O objetivo da seleção eficaz é adequar as características individuais ( capacidade, experiência etc) aos requisitos do trabalho.
Quando a administração fracassa na adequação correta, tanto o desempenho como a satisfação do funcionário são prejudicados.
Formulários de admissão, entrevistas, testes, cartas de recomendação, dinâmicas de grupo são instrumentos na escolha do melhor candidato a emprego.
Entrevistas
Entre todos os instrumentos que uma organização utiliza para diferenciar candidatos a emprego, a entrevista continua a ser o mais frequente.
As entrevistas não são apenas largamente utilizadas, elas também parecem ter um grande peso nas decisões.
O candidato que se sai mal na entrevista em geral é cortado da seleção, independentemente de sua experiência, dos resultados nos testes ou de suas cartas de recomendação.
Testes Escritos
Os testes escritos mais típicos incluem os de inteligência, aptidão, habilidade, interesse e personalidade.
Testes de habilidade intelectual, de habilidades espacial e mecânica, de precisão e percepção e de habilidade motora demonstram ser indicadores moderadamente válidos para muitas funções não especializadas ou semi-especializadas em organizações industriais.
Testes de Simulação de Desempenho
Para descobrir se um candidato pode realizar um trabalho com sucesso, que fórmula seria melhor do que colocá-lo para trabalhar? Essa é, precisamente, a lógica dos testes de simulação de desempenho.
Estes testes focam mais diretamente os requisitos relacionados ao trabalho do que a maioria dos testes escritos.
Os dois testes de simulação de desempenho mais conhecidos são a amostragem do trabalho e os centros de avaliação.
Amostragem do trabalho
É mais indicado para trabalhos rotineiros.
Ao elaborar cuidadosamente amostras do trabalho baseadas em tarefas específicas do cargo, a administração determina os conhecimentos, as habilidades e as capacidades necessários para cada função. Cada amostra de trabalho é, então, combinada com um elemento de desempenho correspondente.
Esse tipo de teste é amplamente utilizado para a contratação de mão-de-obra especializada, como eletricistas, carpinteiros, operadores de máquinas.
Centros de avaliação
É mais usado para o pessoal administrativo.
Neles, executivos de linha, supervisores e/ou psicólogos treinados avaliam candidatos à medida que eles passam por exercícios que simulam os problemas reais que poderão enfrentar na prática de seu trabalho.
As evidências da eficácia desses centros são impressionantes. Eles consistentemente demonstram resultados que prevêem o desempenho futuro em posições gerenciais.
Programas de treinamento e desenvolvimento
Funcionários competentes não permanecem competentes para sempre. As habilidades se deterioram e podem se tornar obsoletas. É por isso que as organizações gastam bilhões em treinamento formal.
O treinamento é fundamental no processo da organização do trabalho.
MITO OU CIÊNCIA ?
A primeira impressão é a que fica...
Essa afirmação é verdadeira. Quando nos encontramos pela primeira vez com alguém, reparamos em diversas coisas na pessoa – características físicas, roupas, firmeza do aperto de mãos, gestos, tom de voz, etc. Usamos essas impressões para classificar a pessoa em categorias preestabelecidas. Essa categorização preliminar, feita rapidamente tende a ter um peso maior do que as impressões e informações recebidas posteriormente.
Tipos de treinamento
Habilidades de linguagem:
As organizações precisam oferecer, com frequência cada vez maior, treinamento básico de linguagem e matemática para seus funcionários. Os funcionários precisam de mais conhecimentos de matemática para compreender os equipamentos de controle numérico, melhor capacidade de leitura para interpretar as planilhas de processos e melhores habilidades de comunicação verbal para o trabalho em equipe.
Habilidades Técnicas:
O treinamento técnico vem
...