O Problema Economico
Trabalho Escolar: O Problema Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquelinematias • 13/4/2014 • 1.069 Palavras (5 Páginas) • 1.167 Visualizações
Pense na seguinte questão:
Leia o seguinte texto: “Cada habitante da Grande SP tem até 201 mil litros de água por ano, menos de um décimo dos 2,5 milhões de litros usados como referência pela Organização Mundial da Saúde para regiões autossustentáveis. O Ceará tem 2,2 milhões de litros por ano, a Paraíba, 1,3 milhão de litros por ano e o Rio de Janeiro, 2,18 milhões de litros por ano. Embora haja hoje um relativo equilíbrio entre oferta e demanda, trata-se de uma equação frágil, pois uma seca prolongada levará à falta de água, avalia o superintendente de produção da Região Metropolitana da Sabesp, Hélio Castro. ‘É bastante preocupante a situação por causa da baixa disponibilidade. Já trazemos de outra bacia [do Piracicaba] 50% da água. Não tem jeito, dois anos de seca já afetariam [o abastecimento]’, diz Castro. Para ele, caso não haja problemas, o sistema atual deve suportar até dez anos. ‘Mas até lá teremos disputa pela água com outras regiões. Teremos percalços políticos a enfrentar’, diz o superintendente. Castro fala em política, porque já em 2014 a Grande SP terá pela frente uma disputa com a região de Campinas pela água que é importada da bacia do Piracicaba, pois a outorga (espécie de acordo que divide a água do Piracicaba) será renovada e a região de Campinas já convive com escassez que afeta seu crescimento econômico”
(disponível em http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/2675. Acesso em 15 de fevereiro de 2010). A escassez é o problema econômico fundamental. Esse conceito implica que:
I. Há sempre mais recursos do que necessidades econômicas a serem satisfeitas por uma coletividade.
II. As necessidades humanas são ilimitadas e incapazes de serem atendidas com os poucos recursos comparativos disponíveis pela sociedade para a geração de bens e serviços.
III. Há sempre menos recursos disponíveis do que os necessários para o atendimento a alguns, mas não todos, tipos de necessidades humanas.
Podemos, então, considerar que:
a) apenas a I está correta
b) apenas a II está correta
c) apenas a III está correta
d) todas estão corretas
e) todas estão incorretas
A resposta correta para essa questão é a alternativa B. A afirmativa I está incorreta, porque não há mais recursos do que necessidades; ainda, há sempre menos recursos, sejam lá quais forem as necessidades, o que torna a III incorreta. Dessa forma, apenas a II está correta.
Os Fatores de Produção: Capital, Recursos Naturais, Força de Trabalho, Tecnologia, Capacidade Empresarial
Denominamos os recursos para a produção de bens e serviços de fatores de produção. A esses recursos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais chamaremos de terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial.
§ Por terra entende-se as terras destinadas à agricultura e pecuária, ou seja, terras cultiváveis, florestas, minas e outros produtos provenientes da utilização do solo.
§ Por trabalho entende-se a mão de obra empregada na produção de mercadorias ou na prestação de serviços. Portanto, o homem.
§ Por capital, entenderemos o capital financeiro, ou seja, o dinheiro necessário para dar impulso a qualquer empreendimento industrial, comercial ou qualquer outro que seja. Também consideramos como capital as máquinas, os equipamentos e as instalações.
§ Por tecnologia, entenderemos as máquinas e equipamentos necessários à produção das mais diversas mercadorias. Também chamamos de tecnologia as técnicas de produção utilizadas pelas empresas, ou seja, o know how relativo à técnica de produção e ao conhecimento científico.
§ Por capacidade empresarial entenderemos as
...