O Que Voce Que Ser Guando Crescer
Pesquisas Acadêmicas: O Que Voce Que Ser Guando Crescer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manoooooosssss • 31/10/2013 • 1.404 Palavras (6 Páginas) • 192 Visualizações
1. INTRODUÇÃO (ESTILO: <SECAOPRIMEIRA>)
Em 2008, a Anhanguera Educacional Ltda. adotou um plano de melhoria da qualidade de suas publicações científicas, visando adequar as revistas aos critérios de indexação da base SciELO (Scientific Electronic Library Online). Este plano de ação tem como objetivos principais os seguintes tópicos: (Estilo <TextoAposSecao>)
• delineamento das áreas de pesquisa da Anhanguera;
• disponibilização de conteúdo digital das revistas utilizando o sistema Open Journal Systems (OJS) para a publicação e gestão editorial de suas Revistas Científicas;
• adequação da periodicidade das publicações aos critérios SciELO;
• fortalecimento dos Comitês Técnico-Científicos;
• padronização de estilo e layout das revistas (capas, logotipos, diagramação e conteúdo).
Para atender o objetivo de padronização de estilo e layout, apresenta-se neste documento um modelo de formatação de artigo científico criado para o programa Microsoft Word.
Portanto, a partir desta data, os autores devem submeter seus artigos utilizando o padrão descrito neste documento. As normas de publicação da Anhanguera estão embutidas nos formatos apresentados neste modelo. Vale lembrar que durante a fase de avaliação e diagramação, os autores e avaliadores trocarão arquivos do Word (DOC). A versão final de publicação será realizada no formato Portable Document Format (PDF).
2. UM MODELO NO WORD
Sabe-se que o uso do programa Word como ferramenta para a produção de artigos científicos pode causar alguns transtornos relacionados à formatação de texto, figuras e tabelas. Este documento, em sua versão digital, consiste num Modelo de formatação e apresentação compatíveis com as Normas de Publicação da Anhanguera. Em outras palavras, o arquivo digital foi criado para ajudar os autores na produção, com agilidade, de um artigo científico alinhado às normas de apresentação e formatação das revistas científicas da Anhanguera.
No entanto, sabe-se que a maioria dos usuários do programa Word possuem os fundamentos do aprendizado baseados em testes e resultados empíricos. Este será o maior desafio para o leitor deste informe técnico, principalmente se os seus conhecimentos atuais com o programa Word foram construídos durante longos experimentos do tipo “tentativa e erro”.
Para evitar aborrecimentos durante a fase de formatação do artigo, o Word oferece um recurso que pode reduzir tremendamente o número de problemas. Esse recurso tem o nome de Estilos de Formatação. Os Estilos são recursos do Word que permitem padronizar a formatação de páginas, colunas e parágrafos, com benefícios diretos aos autores que o utilizarem. A lista de estilos pré-definida neste documento pode ser utilizada a partir da barra de ferramentas, normalmente do lado esquerdo da opção de escolha de fontes. Apresenta-se um exemplo na Figura 1, na qual a lista de estilos está em destaque e pode-se observar o nome do estilo deste parágrafo (“Texto”). Tente localizar a lista de estilos na barra de ferramentas de seu programa Word.
versão 2003
versão 2007/2010
Figura 1. Lista de estilos na barra de ferramentas do programa Word.
Para manter a formatação adequada, basta você especificar o estilo certo para cada parte do artigo. Por exemplo, na próxima seção deste documento (seção 3), a formatação foi aplicada escolhendo-se o estilo apropriado, cujo nome aparece entre os símbolos “<” e “>”. Da mesma forma o estilo <SecaoPrimeira> aplicado unicamente na seção de introdução. Todo parágrafo de seção possui uma formatação especial de recuo, numeração, tipo e cor da fonte. Para reproduzir este padrão, basta selecionar o estilo <Secao> na lista de estilo da barra de ferramentas do Word.
Um parágrafo do tipo <Secao> sempre será seguido de um parágrafo com o estilo <TextoAposSecao>. Deste ponto em diante, os parágrafos têm o estilo <Texto>, como é o caso deste parágrafo que você está lendo. Felizmente, não há a necessidade de especificar estes estilos a todo o momento, uma vez que o estilo seguinte é automaticamente determinado pelo programa Word. Em outras palavras, ao terminar um parágrafo do tipo <Texto> com o pressionar da tecla “Enter”, um novo parágrafo com o estilo <Texto> será criado. Sugere-se ao leitor a realização de um teste, mudando o estilo deste parágrafo de <Texto> para <TextoAposSecao> e <Secao>.
Uma boa notícia é que os estilos para os artigos científicos da Anhanguera estão todos pré-definidos neste modelo de documento. Adicionado a isto, deve-se ressaltar que não será necessário formatar todos os parágrafos por meio de escolha do estilo correto; basta para isso apenas copiar e colar parágrafos já formatados neste documento. Os estilos mais usuais a serem selecionados são <Secao> e <Subsecao>, pois a divisão dos tópicos será muito específica ao conteúdo final do artigo.
3. PRIMEIROS PASSOS (ESTILO: <SECAO>)
Após o título da seção acima utiliza-se o estilo <TextoAposSecao>, o qual não possui recuo na primeira linha. Antes de selecionar os primeiros estilos e dar início ao processo de formatação do artigo, será necessário realizar uma configuração simples no Word. Simples, mas primordial para a obtenção de bons resultados e adequação aos padrões pré-estabelecidos nas Normas de Publicação da Anhanguera. Por isso, pede-se uma leitura atenta e dedicada aos próximos dois itens desta seção.
3.1. Configurações do Word (Estilo: <SubSecao>)
Para o uso efetivo dos estilos é necessário aplicar algumas configurações especiais no programa Word. Conforme dito anteriormente, este passo tem uma grande relevância no resultado final no trabalho de formatação do artigo. É importante salientar que este recurso não possui um uso regular entre os usuários do programa Word, mas a sua ativação
...