TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é E Como Funciona Um Computador Quântico?

Resenha: O Que é E Como Funciona Um Computador Quântico?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Dinho, o computador quântico que os cientistas têm em mente é uma máquina microscópica, composta apenas de partículas atômicas tratadas em laboratório, capazes de resolver em minutos cálculos que o mais turbinado dos supercomputadores levaria eras para terminar. Impressionante, né? Só que, por enquanto, esse aparelho fantástico existe apenas na cabeça dos físicos. O que há de concreto são protótipos enormes em laboratório, mas que já servem para provar o princípio de funcionamento da invenção: no computador quântico, o processador, o "cérebro" da máquina, não é formado por chips, como acontece nos modelos comuns, mas por átomos que interagem entre si para interpretar as informações e realizar cálculos. Isso faz toda a diferença: no computador tradicional, todos os dados de imagens, sons e programação são convertidos e interpretados na forma de gigantescas seqüências de 0 e 1, os chamados bits, a unidade básica de informação digital.

Quem faz essa leitura numérica são os transistores, pequeninos dispositivos eletrônicos que compõem os chips do processador e das memórias. O problema é que cada transistor só interpreta um bit por vez. Então, mesmo com um número absurdo de transistores - um processador Pentium 4, por exemplo, tem 40 milhões deles - o poder de cálculo dos modelos clássicos tem limites. Mas, se trocarmos os chips por átomos, a coisa muda. "O princípio da superposição da física quântica diz que uma partícula pode estar em 0 e 1 ao mesmo tempo. Essa característica permite que os cálculos sejam feitos simultaneamente, com vários bits interpretados ao mesmo tempo. Isso pode aumentar muito a rapidez das contas", diz o físico Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os cientistas já sabem, por exemplo, que um computador quântico é uma Ferrari para quebrar códigos criptográficos - aqueles conjuntos de intermináveis números que protegem as transações bancárias e as compras pela internet. "Em tese, um processador com mil átomos pode fazer cálculos que um número imenso de supercomputadores convencionais demoraria milhares de anos para concluir", afirma Luiz. Até agora, o máximo que os pesquisadores conseguiram foi montar processadores com menos de dez átomos. Um modelo comercial deve levar décadas para chegar às lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com