O Que é Etica
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aniell95 • 5/10/2014 • 1.366 Palavras (6 Páginas) • 208 Visualizações
Referências bibliográficas:
VALLS, Álvaro L. M. O QUE É ÉTICA.
São Paulo: Brasiliense, 2005 (Coleção Primeira Passos).
Credenciais do autor:
Álvaro nasceu em 1947 em Porto Alegre, onde passou a maior parte de sua vida e onde trabalho como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez graduação em Filosofia na Faculdade Medianeira, em São Paulo. Em 1973 entrou para o Departamento de Filosofia da UFRGS, onde hoje é professor-adjunto. Fez seus estudos de pós-graduação na Alemanha em Heidelberg, tendo dedicado o trabalho de mestrado a Adorno e o de doutorado ao conceito de história em Kierkegaard. Já publicou vários artigos sobre temas filosóficos e educacionais.
Mas antes de tudo,
Ética, o que é isso? É de comer? É de beber? Aonde posso comprar?
Ética no Dicionário Aurélio é definida sendo “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.”
Tenho minha própria definição do que é ser ético, ser ético é agir direito, atuar bem, sem prejudicar o próximo. É ser imparcial, é estar tranquilo com a consciência pessoal.
"É
cumprir com os valores da sociedade em que vive, trabalha, estuda, onde mora, e etc."
Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ser humilde, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível. Ser ético é ter a consciência "limpa". De uma maneira popular ser ético é: não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem a você.
Os problemas da ética
‘’Todos os dias nossas vidas, nossas atitudes são moldadas por ideias e conceitos que "moram" dentro de nós. E refletir sobre a ética é uma forma de contribuir para que tenhamos uma reflexão ampla sobre a ação humana nos tornando seres mais sensíveis e mais sensatos, porque ela de uma maneira faz com que sejamos conscientes das ações que praticamos em nossa vida e nos aproxima da realidade. ‘’
Segundo Álvaro L. M. Valls
‘’A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. ”
Neste livro autor Álvaro Valls baseia-se na análise do termo conceitual da ética, iniciando com os problemas da Ética, desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade. Assim, ele divide sua obra em capítulos, que buscam relacionar a Ética com diversos campos do
conhecimento, como a religião e o comportamento moral, dividido entre o Bem e o Mal.
Para Valls os problemas da ética se dividem em dois campos:
* Os gerais e fundamentais; e
* Os específicos.
Os gerais correspondem à liberdade, consciência, valores e leis. Os específicos dizem respeito aos problemas da ética profissional, política, sexual, bioética. Porém, o autor deixa bem claro que embora estejam divididos quando se trata da realidade todos esses problemas se apresentam ao mesmo tempo.
O autor ainda retrata os costumes, mostrando que conforme a época ou o local os costumes mudam, e uma atitude que julgamos errada, pode ser correta para outros. Uma situação que antigamente era considerada errada, hoje pode ser aceita. E quem se comportasse de maneira discrepante, divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento ou costume diferente.
Para o autor tais costumes são válidos enquanto tiverem força para restringir moralmente ou socialmente.
Valls faz um grande resgate histórico sobre a discussão da ética em diferentes épocas. E se apoia Sócrates, Kant, Dostoievski e Max Weber para dar referência em
suas abordagens.
Ética Grega Antiga
Neste capítulo o autor traz o “período áureo do pensamento grego” cujas ideias não foram importantes apenas para os gregos, mas muitas ainda persistem até hoje, graças a Sócrates, Platão e Aristóteles. A reflexão grega surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta. Atua no contexto religioso, onde podemos encontrar o cordão umbilical de muitas ideias éticas, tais como as duas formulações mais conhecidas: "nada em excesso" e "conhece-te a ti mesmo". O contexto em que tais ideias nasceram está ligado ao santuário de Delfos do deus Apolo.
As maiorias das doutrinas gregas colocavam a busca da felicidade no centro das preocupações éticas. E como a Grécia ainda não tinha uma ideia em relação à morte, às reflexões giravam em torno dos prazeres. Para Platão, eram quatro as virtudes: justiça, prudência, fortaleza e temperança. Segundo ele, a felicidade vinha pela contemplação das ideias – a dialética, e pela assimilação de Deus. Mas não se deve pensar, daí, que Platão pregava um egoísmo.
Platão parecia acreditar numa vida depois da morte e por isso prefere o ascetismo ao prazer terreno. Então os homens deveriam
procurar durante
...