O Que é Leitura
Por: manulabobona • 26/7/2019 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
Desde os gregos e romanos, ler e escrever já significava possuir bases de uma educação adequada para a vida. No Brasil, estes eram privilégios de pouquíssimos, onde muitos educandos acreditam que ler resume-se apenas à decoreba de signos linguísticos. Até hoje prevalecem a chamada “cultura do silêncio”, onde dita-se que o educador é quem sabe e o educando é quem está lá apenas para absorver os conhecimentos do educador, não questionando assim os porquês, o que remete à “pedagogia do sacrifício” na qual aprende-se sem saber o porquê e sim porque apenas está imposto ao educando aquela matéria, onde ele se sente na obrigação de aprende-la, sem ao menos se questionar o porquê daquilo.
Usualmente constatam que a leitura seria uma ponte para o processo de formação integral e eficiente do indivíduo, porém existe ainda a “crise de leitura”, que seria a ausência de leitura de textos escritos, como livros principalmente os didáticos já que são os mais lidos por estudantes e os de mais fácil acesso (sendo estes àqueles que dão a ilusão de tornar seus usuários aptos a conhecer e até ensinar disciplinas, quando na verdade mais inibem à estimular o gosto pela leitura).
Diferente do que muitos pensam, a leitura não é apenas decodificar signos linguísticos e sim olhar uma coisa e ver outra. Sendo assim, não são apenas textos que podem ser lidos, mas também corpos (por meio da leitura corporal) e imagens (na qual seriam textos não verbais). A mesma pode possibilitar ler o mundo, aonde quer que estejamos, cada um entendendo assim àquela paisagem de um jeito. A leitura é muito ampla para ser definida apenas como a simples decodificação de signos linguísticos unidos em sílabas que assim, formariam as palavras.
...