O Que é Relatório
Trabalho Universitário: O Que é Relatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1240911 • 26/10/2013 • 847 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
O RELATÓRIO
É um texto informativo em que se expõe por escrito uma atividade ou situação. Pode assumir diferentes formas, de acordo com sua finalidade: relatório de aula prática, relatório de visita técnica, relatório de vistoria, relatório de atividades da empresa em um ano ou em uma gestão, dentre outros.
Geralmente, o texto é conciso, bem objetivo, dispensando adornos. Usa-se sempre a norma culta escrita, tomando cuidado com os vícios de linguagem. Eventualmente, usa-se linguagem técnica, sempre com o cuidado de saber se o leitor ideal do texto (destinatário do relatório) domina todos os termos dessa linguagem (e, quando for o caso, adiciona-se um “glossário”, lista de termos técnicos que o leitor pode precisar consultar para seguir a leitura).
Verifique sempre, em cada situação, se é mais comum o uso da primeira pessoa do discurso (eu; nós; por exemplo: “observei na visita que havia um estoque de 30 peças[...]” ou “observamos na visita que havia um estoque de 30 peças [...]”) ou da terceira pessoa, que torna o texto mais impessoal (“observou-se na visita que havia um estoque [...]” ou “na visita, foi observado um estoque de [..]”). Cada área do conhecimento e cada empresa tem um estilo mais usual, que deve ser obedecido por quem começa a fazer relatórios nesse meio.
A estrutura mínima de um relatório, que pode variar também em função do tipo de atividade a ser relatada, é:
o cabeçalho – introduz informações essenciais: título, nome
do destinatário, data, local e nome do(s) relatore(s);
o introdução – onde se enunciam os objetivos, o assunto e as circunstâncias da
elaboração do relatório, isto é, descreve-se o que vai ser relatado;
o parte central – desenvolvimento, onde se descreve a situação (experiência desenvolvida em laboratório numa aula prática, diagnóstico de uma visita técnica realizada numa empresa etc) e se encaminha uma crítica, se for o caso, em que o relator sublinha os aspectos positivos e negativos encontrados;
o conclusão - nela se apresentam as propostas de atuação e/ou recomendações,
bem como o balanço das atividades desenvolvidas. Na conclusão também se
sintetizam os resultados obtidos com a experiência vivida e com a própria confecção do relatório.
Vamos começar a prática de relatórios pelo relatório de atividade prática na universidade. Assim, alguns passos devem ser observados com cuidado para que seu relatório seja eficiente.
Aprender a elaborar um relatório significa, antes de mais nada, aprender a organizar dados, informações e resultados obtidos e transmiti-los de maneira correta. Lembre-se que esse relatório tem como um de seus principais objetivos informar com exatidão e clareza como o experimento foi realizado.
Ao redigir um relatório científico, tenha sempre em mente as seguintes questões:
* Quem ler este relatório conseguirá entender o que foi feito e como?
* Este mesmo leitor será capaz de repetir o que foi feito tendo como guia apenas o
meu relatório?
Depois de terminar seu relatório, leia-o pelo menos duas vezes, com o objetivo de aperfeiçoar seu texto, e repita as questões... se achar que ainda há trechos obscuros, detalhes que precisam ser melhor explicados, faça as correções antes de dar por encerrado o trabalho.
Mas
...