O Que é Uma Oportunidade?
Trabalho Escolar: O Que é Uma Oportunidade?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patriciajrocha • 16/3/2014 • 3.236 Palavras (13 Páginas) • 910 Visualizações
IDEIAS E OPORTUNIDADES
1. O que é uma oportunidade
1.1. Transformando uma ideias em oportunidade
Transformar uma idéia em oportunidade real requer tempo e esforço. O primeiro objetivo do empreendedor é formular uma idéia a partir de uma oportunidade percebida. O segundo é avaliar os resultados. O terceiro, elaborar um curso de ação exeqüível. Deve ser evidente que, quanto mais se avalia uma oportunidade, tanto menos arriscada será a implantação do negócio.
Portanto, uma oportunidade é definida como "um rumo de ação possível, e que, obviamente, vale a pena seguir".
Não há atalho para a busca de oportunidades e para o seu desenvolvimento. É preciso que você dedique algum tempo para isso. Quanto mais tempo puder arriscar, menos arriscará outros recursos. Mesmo a oportunidade mais óbvia poderá ser por você ignorada se não estiver disposto a percebê-la.
Portanto, a receptividade é a habilidade para identificar oportunidades. Ela é fundamental para você que deseja ser empresário. É com ela que se aproveita todo e qualquer momento para observar e conhecer negócios, seja no caminho de casa, no trabalho, nas compras, nas férias, lendo revistas, jornais ou assistindo televisão.
Você deve lembrar que uma oportunidade precisa estar ancorada nas necessidades dos consumidores e numa situação de mercado favorável. Mas, cuidado! Existem muitas oportunidades que não passam de certos modismos. É possível ganhar dinheiro com elas, mas fazer investimentos pesados e projetar ganhos duradouros e a longo prazo baseado em modas passageiras é um risco.
Você tem que se preocupar em encontrar o momento certo para “entrar na onda”. É necessário entrar no mercado um pouco antes do início da moda e sair antes do seu fim.
Contrariamente aos modismos, as tendências, por acompanharem movimentos culturais amplos, são mais estáveis.
2. O Mundo Gira e os Negócios Mudam
Você já percebeu como as transformações políticas, sociais e econômicas, cada vez mais aceleradas, têm mudado o ambiente dos negócios no mundo inteiro?
Pois é, a era da globalização traz mudanças que atingem todo o planeta e que devem ser consideradas. A partir dessas mudanças, surgem tendências que influenciam o ambiente com o qual as empresas interagem no dia-a-dia. Essas mudanças, agrupadas em tendências, explicam-nos muito do que está ocorrendo a nossa volta, ajudando-nos a encontrar oportunidades futuras e saber como investir nosso capital.
Por isso, antes de investir recursos e energia num novo negócio é preciso que você identifique as oportunidades mais promissoras para seus investimentos.
Como recomenda Peter Drucker: “as oportunidades estão onde estão as necessidades dos clientes.”
A era da globalização, da tecnologia e do conhecimento traz mudanças que atingem todo o planeta. Essas mudanças transformam as vidas de nossos atuais e futuros clientes. Nós não podemos achar que tudo permanecerá igual.
Portanto, acompanhar as novas necessidades dos clientes é fundamental para identificar as melhores oportunidades de investimentos. Se você deseja tornar-se um futuro empresário, busque sempre mais e mais informações, leia, pesquise e pergunte.
3. Tendências Geram Oportunidades de Negócios
A seguir, você estará tomando contato com uma série de tendências mundiais que geram muitas oportunidades de negócios. Analise cada uma delas buscando encontrar todos os fatores que devem ser considerados no planejamento do seu futuro negócio.
3.1. Parceria com os clientes
A empresa, por mais eficiente e moderna que seja, não produzirá algum resultado se não tiver para quem vender seus produtos ou serviços. Portanto, o grande tesouro de toda empresa é seu cliente satisfeito.
É pensando em conquistar clientes que você deverá sempre fazer o seguinte questionamento:
De que forma meu negócio pode atender às novas e futuras necessidades dos clientes?
Como poderei chegar na frente e vencer a concorrência?
Indagações dessa natureza, antes restritas a poucas e grandes empresas, devem estar hoje presentes no cotidiano de qualquer empreendedor, independente do seu porte.
Neste período, em que estamos vivenciando mudanças tão velozes, não basta às empresas acompanhar e compreender as novas realidades. O desafio do empreendedor é tornar-se o próprio agente dessas transformações, adiantando-se às mudanças.
No livro “Competindo pelo Futuro”, Gary Hammel e C.K. Prahalad afirmam que o empreendedor não pode mais esperar pelo envelhecimento dos produtos e serviços e só então mudá-los. Cabe à empresa assumir o comando das inovações para garantir e ampliar o seu mercado.
3.2. Globalização Econômica
Acompanhar as novas necessidades é fundamental para identificar os melhores empreendimentos.
Hoje, não é mais possível falar-se em economia brasileira, americana, européia ou mesmo japonesa, tal é o grau de conexão existente entre as economias. Não se trata de considerar o aumento do comércio entre os diversos países do mundo, mas a formação de uma economia única, um mercado único. Seu futuro negócio não concorrerá somente com as empresas do seu bairro ou cidade, estado ou país, mas com as empresas de todas as partes do mundo.
As pequenas empresas que produzem brinquedos, por exemplo, têm que competir com fabricantes chineses, coreanos, dentre outros, que colocam seus produtos em nosso mercado a um preço muito baixo.
Em função do crescimento da economia global, das viagens constantes dos indivíduos pelos quatro cantos do mundo, do intercâmbio entre os países, pode-se notar semelhantes formas de consumo entre os cidadãos de diferentes países.
Além disso, a Internet possibilitou uma rede de informações e comunicações mundiais. Você é capaz de fechar negócios enviando voz, dados, textos ou imagens de forma instantânea.
Como tendência de negócios, a globalização da economia mundial não só se firmou, como apresenta indícios claros de aumento. A formação de uma economia única, um mercado único
...