O Quê Você Quer Perguntar?
Artigo: O Quê Você Quer Perguntar?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talyta • 15/3/2014 • 3.645 Palavras (15 Páginas) • 397 Visualizações
1 item. Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam, forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. O mundo em que vivemos, é mutável e turbulento, onde as mudanças em aspecto constante. O administrador precisa hoje em dia estar perfeitamente informado a respeito de forças e variáveis como a globalização e a competitividade, o desenvolvimento tecnológico e da informação.
Segundo Lacombe (2004) a região determina e influência a remuneração, benefícios e condições de trabalho para os profissionais.
O mercado de trabalho é dinâmico e passa por modificações ha todo momento. Há tempos onde algumas áreas são mais prósperas que outras (DESSLER, 2003)
2 item. Em primeiro lugar está a Ética, seguido pelo Trabalho de Equipe, Liderança, conhecimento em Computação, Matemática Básica, conhecimento Teórico e Prático, Resolução de Problemas, Criatividade, Comunicação Escrita e Oral, conhecimento em Inglês e domínio da Língua local.
4 item: Tanto a organização, quanto o indivíduo buscam atributos e valores que se completam.Para a captação e movimentação dos indivíduos, pode-se lançar mão dos seguintes procedimentos:
• Recrutamento Interno;
• Recrutamento externo;
• Recrutamento Misto.
Recrutamento Interno
A divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, busca recrutar colaboradores com interesse em mudar de área buscando promoção, interesse profissional (CHIAVENATO, 2004, pág. 68).
Alguns critérios são importantes para que não ocorram tais problemas:
Levantar potencial de capacidade do candidato em relação ao cargo disponível.
Ter divulgação interna na empresa para que todos tomem conhecimento, sendo importante, o uso de e-mails, colagem de anúncios acessíveis a todos os colaboradores.
Critérios para seleção, informações sobre a qualificação exigida para participar do recrutamento.
Toda empresa segue uma série de normas ou políticas internas.
No desenvolvimento de cargos e carreiras alguns itens podem ser incluídos como:
Promoção: Após algum tempo de carreira, o colaborador é convidado a exercer outra atividade que requer mais responsabilidade e exigências, tendo o colaborador treinamento específico.
Transferência: ao surgir uma vaga na empresa, é possível candidatar-se para conhecimento e aprendizagem de outras habilidades, mas a transferência não garante aumento de salário.
Remanejamento de pessoal: o colaborador é treinado para executar todas as funções dentro da empresa, ter uma visão geral, serve para cobrir faltas ou férias de outros colaboradores até mesmo assumir cargos de nível hierárquico superior.
Vantagens do Recrutamento Interno
De acordo com Carvalho e Nascimento (1997):
recrutar pessoas conhecidas diminui o tempo de preenchimento da vaga;
não há investimento em treinamentos, pois os participantes deste processo já foram treinados;
mostra chance de promoção a outros colaboradores;
estimula a promoção profissional valorizando o pessoal que já está na empresa.
6.4.3 Desvantagens Recrutamento Interno
De acordo com Carvalho e Nascimento (1997):
exigência de potencial para promoções;
conflitos de interesses pelos colaboradores não promovidos seguido de acomodação uma vez que os critérios não sejam transparentes;
atitudes negativas de colaboradores não promovidos;
criar um círculo vicioso, onde “cobre-se um santo e descobre-se outro”.
A vaga deste colaborador no antigo cargo ficará em aberto precisando de um processo de recrutamento e seleção de pessoal.
Recrutamento Externo
O recrutamento externo é a forma pela qual a organização capta indivíduos no mercado de trabalho ou em fontes específicas. No entanto, existem aspectos positivos e negativos na captação de indivíduos por essa modalidade (LIMONGI-FRANÇA e ARELLANO, 2002).
Práticas de divulgação das vagas em aberto para captação de mão-de-obra externa à organização. A empresa coloca anúncios em jornais, contratam agências de emprego, consultorias de Recursos Humanos e afins. Este tipo de recrutamento só deve ser realizado após avaliação do recrutamento interno, mas é necessária após um tempo para introduzir novas idéias e atitudes para a organização (CHIAVENATO, 2004).
6.4.5 Vantagens do recrutamento externo
Para Carvalho e Nascimento (1997) o recrutamento externo oferece:
uma gama diversificada de perfis para proceder com seleção de pessoal;
agilidade na captação de pessoas.
traz pessoas novas para a organização;
promove a criatividade e idéias;
muda a estrutura da organização, a composição das equipes trazendo a diversidade no trabalho.
6.4.6 Desvantagens do Recrutamento Externo
Carvalho e Nascimento (1997) mostram as desvantagens do recrutamento externo nos seguintes aspectos:
alto custo;
desmotivação de colaboradores internos por não serem considerados para processos seletivos da empresa.
há demora do processo;
requer cautela por tratar de pessoas desconhecidas;
monopoliza vagas;
barra a carreira de colaboradores
...