O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Lucia Melo • 24/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 2.446 Palavras (10 Páginas) • 142 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
THIAGO FERNANDES MOREIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Juiz De Fora
2018
THIAGO FERNANDES MOREIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatório de Estágio Supervisionado II apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos para aprovação na disciplina.
Orientador: Helder Barra de Moura
Juiz De Fora
2018
SUMÁRIO
PAG
1 Introdução ............................................................................................................. 03
2 Referencial Teórico .............................................................................................. 03
1 INTRODUÇÃO
O tema relacionado é a dificuldades dos professores de educação física no ambiente escolar.
A educação física escolar e o sedentarismo, além das dificuldades enfrentadas pelo professor ele também se depara com o sedentarismo infantil, que está muito presente nas escolas pelo fato das crianças se espelharem nas pessoas que as rodeiam, e com isto e mais uma barreira que o profissional passa ao fazer suas aulas praticas. (ORTI E CARRARA, 2010).
O tempo e o lugar de uma didática da educação física, trata do colocar em prática o que foi aprendido na teoria, mostrando com que os profissionais que participaram da pesquisa teve uma grande dificuldade de pôr em prática seus ensinamentos, tive uma boa base com o aprender porém com pouca experiência (CAPARRÓZ, 2007).
Planejamento de ensino na educação física relata que com o profissional sempre se deve pensar na forma que serão ministradas as suas aulas nunca deixando de pensar no seu aluno, características de cada turma para que tenha uma aula adequada a eles. (BOSSLE, 2010).
Este relatório tem o objetivo de organizar com criatividade o tema de conhecimento a ser apresentado e o tempo a ser mencionado com os alunos, deixando os produzir desafios com o tal conhecimento, despertando alegria motivando os a ter conhecimentos e também os deixando motivados.
1. INTRODUÇ ÃO
O presente relatório é a síntese das observações e orientações do estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira, realizado no período de 15 de agosto a 28 de setembro de 2018, com carga horária de 75 horas, nas turmas do ensino fundamental II, respectivamente do 6 º ao 9 º ano, no Colégio Estadual Fernão Dias Paes no município de Juiz de Fora, o corpo docente conta com 02 (dois) professores de Educação Física.
O Estágio de observação e de orientação em Educação Física Escolar é um requisito de suma importância para nós acadêmicos de Educação Física no decorrer de nossa formação, pois nos proporciona uma associação entre a teoria e a prática estudada, estimula o aluno a esclarecer as teorias pedagógicas que sustentam o cotidiano da escola, com base no referencial teórico construído e aprendido no decorrer do curso, além de incentivar a consciência crítica do funcionamento do dia a dia da escola amparando no projeto pedagógico da Educação Física.
É no estágio supervisionado que o aluno estagiário, por meio da observação, vai ambientar-se com os componentes do processo ensino-aprendizagem, tendo oportunidade de analisar de forma cuidadosa aspectos que lhe serão úteis quando conduzir uma aula. Com o estágio podemos perceber a importância de um planejamento de aula, até mesmo a se organizar pedagogicamente, obtendo uma experiência satisfatória. Cada aluno estagiário terá sua maneira própria de fazer sua observação, onde envolve vários fatores que devem ser analisados pelo aluno estagiário, entre eles: a atenção, a sensação, a percepção e a reflexão.
No período de observação, consegui verificar que as aulas dos professores objetivava atingir todos os objetivos propostos no Projeto de Voleibol que estava sendo desenvolvido, primeiramente os alunos participaram de uma aula teórica, onde os mesmos aprenderam algumas regras , fundamentos e dimensões de quadra, em seguida os alunos foram para um espaço, onde puderam participar d as aulas práticas e se familiarizarem com os materiais esportivos (bolas, rede) de voleibol. Alguns alunos se destacavam, pois já tinham afinidade com o voleibol, enquanto outros estavam tendo o seu primeiro contato com o voleibol, sentindo algumas dificuldades na execução de alguns fundamentos.
No período do estágio de regência, em consonância com o projeto voleibol trabalhado pela professora Carla Nayara Pinheiro, iniciei minha regência primeiramente com uma pequena apresentação aos alunos da turma do 6º ano do INESM (Instituto Educacional Milhãense), em seguida foi trabalhado com os alunos o tema: treinamento em voleibol, que tinha como objetivo, treinar os fundamentos e posições em quadra, pude constatar que a maioria dos alunos não tinham afinidades com a bola de voleibol, mas com algumas dinâmicas e jogos recreativos direcionados aos fundamentos do voleibol, como “bola ao sexto”, os alunos logo se familiarizaram com o voleibol. A Educação Física é corresponsável pelo desenvolvimento dos alunos, devendo oportunizar a eles a pratica e aprendizagens que utilizem o movimento de forma eficiente e controlada.
...