O SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORDESTE
Por: Fernando Rocha • 8/10/2020 • Artigo • 593 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORDESTE
Bacharel em Teologia
FERNANDO JESUS ROCHA
SOCIOLOGIA GERAL
Teorias desenvolvidas por Comte e Durkheim
Teixeira de Freitas - Ba
2020
Fernando Jesus Rocha
SOCIOLOGIA GERAL
Teorias desenvolvidas por Comte e Durkheim
Projeto apresentado ao Curso de Teologia, do Seminário Teológico Batista do Nordeste, como requisito parcial de avaliação na disciplina Sociologia.
Orientadora: Profa. Fabiana Rocha
Teixeira de Freitas - Ba
Introdução ao Pensamento Social Clássico (Intersaberes Biblioteca Digital), capítulo 2, págs. 78 a 84
COMPARATIVO ENTRE AS TEORIAS DESENVOLVIDAS POR COMTE E DURKHEIM
De modo geral, entendemos que a sociologia é uma ciência que surgiu da Modernidade para facilitar o entendimento formas no meio social, uma forma de estudar o homem através dele mesmo em um vínculo social.
A Sociologia é o estudo da vida social humana, grupos e sociedades, isso nos deixa curioso porque estamos olhando para o nosso próprio comportamento, e através da sociologia podemos entender o nosso comportamento no meio social, e a sociedade como todo.
Auguste Comte e Émile Durkheim, são considerados ou chamados de autores clássicos, fazem parte do grupo de filósofos fundadores da sociologia.
Ambos desenvolveram diferentes definições e adotaram métodos de estudo e compreensão social distintas.
Auguste Comte
Comte considerado o pai da sociologia criando este conceito de estudo, não houve o desenvolvimento conceitual com um método próprio para nova ciência criada, ele assentou-se nas ideias positivistas e métodos desenvolvidos pelas ciências naturais, sobre tudo a biologia, sendo assim, explicando com essas ciências, uma forma de explicar a sociedade.
Apesar de ter enunciado pela primeira vez a necessidade de construir-se uma ciência que estudasse a sociedade, Comte não desenvolveu um método para que ela funcionasse, tampouco conseguiu galgar as abstrações filosóficas as quais ele dizia ter de superar em seus trabalhos. Quem identificou isso foi o sociólogo francês Émile Durkheim, considerado o primeiro especialista dessa área por ser o primeiro a desenvolver um método e ir a campo para compreender as estruturas sociais. Durkheim também introduziu a sociologia nos currículos acadêmicos de cursos superiores.
Cada autor clássico da sociologia entendia a sociedade com base em uma visão diferente e peculiar. Auguste Comte via-a como uma complexidade que deveria ser abordada pelo positivismo, tendo em mente sempre o progresso e o cientificismo. As classes sociais resultantes do capitalismo seriam menos desiguais com o progresso e o ordenamento geral da sociedade.
Émile Durkheim
Émile Durkheim, a sociedade é um todo organizado com base em suas funções. O método proposto por ele, o funcionalismo, visa entender as funções de cada indivíduo na sociedade a fim de compreendê-la como um todo.
...