O SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA EVENTOS ESPORTIVOS:
Por: Ana Alice Maia • 22/11/2017 • Relatório de pesquisa • 3.542 Palavras (15 Páginas) • 291 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA
CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
MÓDULO I - TARDE
ANA ALICE PEREIRA MAIA
CLAUDINEY DE MELO RIBEIRO
DAYANNE CLEMENTINO
FABIOLLA GUSMÃO
SEVERINO A. DE AMORIM NETO
THIAGO FELIPE SOARES
SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA EVENTOS ESPORTIVOS:
Uma abordagem para campos de futebol
CAMPINA GRANDE - PB
MARÇO DE 2014
ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA
CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
MÓDULO I - TARDE
ANA ALICE PEREIRA MAIA
CLAUDINEY DE MELO RIBEIRO
DAYANNE CLEMENTINO
FABIOLLA GUSMÃO
SEVERINO A. DE AMORIM NETO
THIAGO FELIPE SOARES
SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA EVENTOS ESPORTIVOS:
Uma abordagem para campos de futebol
Plano de Trabalho apresentado à coordenação do Curso Técnico de Telecomunicações, módulo I, Tarde, da Escola Técnica Redentorista, como requisito obrigatório para a conclusão do módulo.
Orientador: Leonardo Pedro
CAMPINA GRANDE - PB
MARÇO DE 2014
RESUMO
Buscando evidenciar a falta de uma aparelhagem capaz de informar diversas funções no campo de futebol, nosso projeto tende a desenvolver um sistema de informação capaz de informar durante uma partida no campo de futebol as informações de horário local, cronometro marcando o tempo decorrido do jogo e o placar, tudo isso sendo controlado via rádio frequência. Nosso enfoque se dá exatamente nos campos de futebol e busca aprimorar e baixar os custos dos outros painéis já existentes. De inicio iremos apenas salientar o estudo de poucas partes, aprofundando ao decorrer dos outros módulos.
Palavras-chave: Sistema de informação; Placar; Campos de Futebol
RESUMO
LISTA DE FIGURAS
1 INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMÁTICA
1.2 JUSTIFICATIVA
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo Geral
1.3.2 Objetivos Específicos
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CIRCUITO INTEGRADO (CI) 555
2.1.1 Pinagem
2.2 CIRCUITO INTEGRADO (CI) 4026
2.3 RADIO FREQUÊNCIA (TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO)
2.4 MODULAÇÃO
2.4.1 Modulação analógica
2.4.2 Modulação digital
2.5 Onda Portadora
3 METODOLOGIA
3.1 PRIMEIRA ETAPA
3.1.1 Circuito Contador de Década (CI 555 - CI 4026) - Circuito relógio digital
3.1.2 Circuito para o cronometro
3.2 SEGUNDA ETAPA
3.2.1 Circuito de teclado
3.2.2 Circuito para transmissão e recepção via rádio frequência
3.2.3 Circuito para um calendário digital
3.3 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema Gerador: Ciência, Saúda e Esporte.
1.2 Problemática
Decorrente da escassez de placares dos campos de futebol, como também o difícil manuseio para manutenção na aparelhagem dos existentes, considerando o risco pelos quais os trabalhadores sofrem nessa área de manutenção. Se torna necessário um sistema de informações visuais que supram a falta da informação sobre o tempo decorrido, tempo restante, o placar, entre outros.
1.3 Justificativa
Para buscar evidenciar esse descaso nos campos de futebol e tentar fazer um ligação com o tema gerador, o projeto busca um melhor aproveitamento de informações provenientes em uma partida de futebol, buscando simplificar e aperfeiçoar as informações fornecidas aos torcedores.
Nesse novo contexto social e econômico onde a tecnologia cada vez usa seus artifícios para buscar simplificar as relações propostas em vários locais, surge a necessidade de se criar um sistema de informação capaz de promover uma visualização sobre o que ocorre nos jogos, utilizando um sistema de comunicação entre o controle e o painel por rádio frequência, onde a operação do sistema se fará de um ponto central e as informações serão transmitidas sem fios para o painel de informações, proporcionando assim um maior conforto àqueles que utilizam o sistema como também, aos que assistem aos jogos. Se torna necessário através de recursos visuais colocar as informações dos eventos esportivos, tais como, tempo progressivo dos jogos e hora local, placar do jogo, entre outros. Codificando informações enviadas em um teclado simples até seu display mais sofisticado e contendo informações essenciais para os torcedores.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo Geral: Desenvolver um sistema de informação controlado via radio frequência (RF) para eventos esportivos em estádios de futebol.
1.4.2 Objetivos Específicos:
1. Desenvolver, montar e testar o circuito do relógio digital
2. Desenvolver um circuito para calendário digital
3. Desenvolver um circuito via RF de transmissão/recepção
4. Montar um painel visual com diversas funções
5. Criar um circuito de adaptação de um teclado para controle do placar via RF
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O mundo pós-moderno rompe com paradigmas e parâmetros estáveis do mundo moderno, inserindo valores como o risco, a flexibilização, a ilegalidade, deixando o trabalhador à deriva (SENNET, 2000). É nesse contexto citado por Sennet que o homem tende a se adaptar as diversas mudanças do novo mundo contemporâneo. É através dessa busca que surge questões de aprimoramento e sofisticação de diversas aparelhagens. O novo mercado de trabalho busca profissionais capazes de se adaptar ao seu novo rumo. A partir disso, surge uma necessidade ainda maior de entendimento sobre riscos onde a aglomeração de pessoas é grande.
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