O Sistema 5s Nas Empresas
Exames: O Sistema 5s Nas Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: noegabi • 7/10/2014 • 596 Palavras (3 Páginas) • 529 Visualizações
O sistema 5S nas organizações
O QUE É?
O nome do programa é baseado nas iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Não é fácil encontrar em outro idioma palavras que têm o mesmo significado de cada termo na cultura nipônica.
O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial.
Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.
O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.
No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.
COMO IMPLANTAR
Existem alguns passos básicos para a implantação do Programa 5’S. A implementação é dividida basicamente em duas partes: Implantação e Sustentação.
Fase de Implantação:
Criação da comissão de implantação
Monta-se uma equipe, que será responsável pela elaboração da metodologia de implantação do programa na organização e deverá se reunir periodicamente.
Reunião com Gerentes
Definida a metodologia, a comissão de implantação deve se reunir com os gerentes para explicar a eles o programa, sua forma de implantação, e focos de melhoria.
Preparação do Lançamento do Programa
Esse é o momento de acertar os últimos detalhes antes do lançamento do programa para todos os servidores. É interessante criar um clima de suspense também, a fim de motivar os servidores e prepará-los para a hora da implantação dos sensos. Um evento marcante deve ser produzido para apresentar o Programa 5’S.
Implantação Senso a Senso
Os Sensos devem ser primeiramente apresentados à equipe, explicando seus objetivos, resultados esperados e caminhos a serem seguidos. Logo depois deve ser feita a implantação propriamente dita.
Realização da autoavaliação
Previamente às reuniões, peça a todos os servidores que realizem uma avaliação de seu órgão, tomando por base o “Formulário Padrão de Avaliação”. Essa avaliação deve ser relativa aos sensos que serão detalhados na Implantação Senso a Senso. A mesma lista deve ser novamente avaliada por todos depois de implantado cada senso.
Ajustes Finais
Deve-se definir um local
...