O Técnico De Nutrição E Diétetica Quem É Esse Profissional?
Por: Mayara Dias • 6/10/2023 • Trabalho acadêmico • 425 Palavras (2 Páginas) • 48 Visualizações
TÉCNICO DE NUTRIÇÃO E DIÉTETICA QUEM É ESSE PROFISSIONAL?
O tnt (técnico de nutrição e dietética atua sob supervisão do nutricionista para ajudar , manter e recuperar a saúde humana através de atividades relacionadas a alimentação.
Esse profissional pode atuar nas mesmas áreas que o nutricionista . Além de clínicas spas e hospitais ou ainda de um modo geral e amplos nas seguintes seguimentos : alimentação coletiva , nutrição clínica , consultoria e assesoria nutricional . Essas atuações são possíveis , pois entre as varias disciplinas que compõem o curso estão , ética , anatomia , dietética , educação alimentar e nutricional , metodologia da pesquisa e informática . E de extrema importância saber onde começa e termina os deveres e claro os direitos e para que essa linha seja visível existem os códigos de ética.
O tnt possui o seu respectivo código de ética , documento legal onde constam os direitos e deveres. O código de ética do profissional técnico de nutrição e dietética (CEPTN) foi instituído pelo conselho regional de nutricionista (CFN) por meio da resolução ( CFN) 333 de 03 de fevereiro de 2004 que contém cinco capítulos .
Dos princípios fundamentais, do exercício profissional, das relações profissionais, das penalidades e das disposições gerais. O O TND na Área de Nutrição em Alimentação Coletiva (UAN) poderá atuar em locais como: serviços de alimentação coletiva (autogestão e concessão) em empresas e instituições, hotéis, hotelaria marítima, comissárias, hospitais, clínicas, bancos de sangue, spas, serviços de terapia renal substitutiva, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e similares, comunidades terapêuticas e outros, em alimentação escolar em rede privada de ensino, restaurantes comerciais e similares, bufê de eventos e serviço ambulante de alimentação, realizando as seguintes atividades:
Contribuir na elaboração do cardápio e verificar o seu cumprimento, na elaboração do Manual de Boas Práticas e acompanhar sua implantação e execução, na elaboração de relatórios técnicos de não conformidade, acompanhar e monitorar as atividades de seleção de fornecedores, procedência de alimentos, bem como a logística de compras, orientar a execução das atividades de recebimento, armazenamento, pré-preparo e preparo de alimentos, , distribuição e transporte de refeição, Acompanhar as atividades de controle de qualidade em todo o processo produtivo, de acordo com o estabelecido no Manual de Boas Práticas e nos POP, atendendo às normas de segurança alimentar e nutricional.
...