O TERMO ROTEIRIZAÇÃO
Pesquisas Acadêmicas: O TERMO ROTEIRIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kavacas • 12/5/2014 • 519 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
INTRODUÇÃO
O termo roteirização, embora não encontrado nos dicionários de língua portuguesa, é a forma que vem sendo utilizada como equivalente ao inglês “routing” para designar o processo de determinação de um ou mais roteiros ou seqüências de paradas a serem cumpridos por veículos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pré-determinados, que necessitam de atendimento.
Na roteirizarão as empresas de rota própria enfrentam um problema de como despachar um veículo, de uma base central para uma série de paradas intermediárias e retornar a essa mesma base.
O PROBLEMA DA ROTEIRIZAÇÃO
O problema da roteirização se explica como um problema de distribuição , onde os veículos de saem de um certo ponto do trajeto para atender a demanda de clientes dispersos.
Os problemas de roteirização de veículos podem ser demonstrados em categorias e tipos:
Função Objetivo: minimizar os custos totais de distribuição, que incluem os custos fixos e os custos variáveis, minimizar a distancia percorrida, minimizar o numero de veículos, maximizar a função utilidade baseada no nível de serviço e ou prioridades dos clientes.
Restrições dos veículos: Limite de capacidade dos veículos, limite com relação ao tipo de carga dos veículos, operação de carga e descarga dos veículos, numero e tipo de veículos disponíveis.
Restrições com clientes: Tempo disponível de clientes atendimento total ou parcial das demandas, tempo máximo permitido para carga e descarga, necessidade de serviço em algum dia específico da semana, disponibilidade de área para estacionamento do veículo.
Restrições de rota: horário de início e término das viagens, tempo máximo de viagem de um veículo, distancia máxima percorrida e locais de parada fixas .
Algumas decisões precisam ser tomadas para melhorar o desempenho da frota como: tipos de operação de coleta, tipo de carga, tipo de demanda, localização da demanda, tamanho de frota, tipo de frota, deposito e localização de veículos, jornada de trabalho, pagamento dos tripulantes e estrutura da rede.
Classificações:
Problema de roteirização pura: não há restrições de tempo, relacionadas ao horário de atendimento dos clientes, nem relações de precedência entre os clientes. Nesse tipo de problema, consideram-se apenas espaciais, e o objetivo é construir um conjunto de roteiros viáveis com o menor custo possível.
Problema combinados de roteirização e programação de veículo: há restrições de procedência entre tarefas e ou restrições de janela de tempo. Relações de procedência ocorrem, por exemplo, quando a entrega de uma mercadoria deve ser precedida pela sua coleta. A janela de tempo correspondem ao intervalo de tempo em que pode ocorrer o inicio do atendimento dos clientes.
Algumas regras podem ser aplicadas para se conseguir bons roteiros, como:
1-Inicie o agrupamento ponto(parada) mais distante do depósito.
2-Encontre o próximo ponto, tomando o ponto disponível que esteja mais perto do centro (centroide) dos pontos no grupo. Agregue este ponto ao grupo (veículo) caso a capacidade do veículo
...