O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Seminário: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nzdo • 10/10/2013 • Seminário • 682 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Canguçu
2012
Introdução
Este trabalho possui como objetivo estudar e analisar, o professor que trabalha com o método crítico do professor que, por então trabalha seu método histórico crítico envolvendo também a função da escola e devido papel do professor analisando como ocasionaram essas mudanças.
Procurando aprimorar os conhecimentos e responder algumas dúvidas sobre o processo de ensinar.
Com o desenvolvimento da educação desde os tempos antigos até os dias de hoje por conta de inúmeros fatores históricos, esta por sua vez passa a trabalhar com valores, e modelos novos, considerando o individuo peça importante no desenvolvimento da sociedade considerando a escola um meio para a formação social desses indivíduos onde por sua vez a familia e a igreja não perderam seu lugar de destaque.
Com a modernidade pedagógica o professor deve em seu papel acompanhá-la para poder formar então esses indivíduos criticos e com cabeças abertas para o meio social de sua vivência.
A prática docente hoje se limita em buscar informações, aprimorar-se cada vez mais, aproveitar tudo que puder para então fazer do trabalho algo transformador levando sempre em conta o desenvolvimento da educação.
Desenvolvimento
O dever da escola e o papel do professor na diferenciação de métodos
A escola é uma instituição social com o objetivo de desenvolver potencialidades físicas, cognitivas e afetiva em seus alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos programáticos, que devem acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de se tornarem cidadãos com participação ativa na sociedadeem que vivem.
Deve oferecer aos alunos situações que auxiliem no aprendizado, despertando sede de aprender, fazendo enxergar a importância do mesmo em seu futuro.
Mas para que isso possa acontecer cabe a escola apoiar e incentivar seus professores em seus projetos e planos, fazendo com que o docente tenha vontade de trabalhar na aprendizagem do aluno.
O papel e a atuacão do professor tradiconal que se caracteriza por coneber uma educação autônoma dos condicionamentos sociais objetivos, não críticos, onde detinha-se todo conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado, onde, esse estudo porém era normalmente lido e repassado aos alunos sem reflexão ou visão crítica.
Mas com o surgimento da pedagogia histórico-crítico com sentido de avançar diante as concepções tanto as que consideram a educação exclusivamente condicionada no meio social; avancar na direção de uma concepção pedagogica que entenda como dialética a relação da educação com a sociedade.
O método historico-critico apresenta resumidamente cinco passos.
O primeiro passo, o ponto de partida, é a prática social, da qual
...