O Taylorismo
Resenha: O Taylorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dayalindafragoso • 27/3/2014 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
O taylorismo e o fordismo mudaram completamente a forma de produção capitalista fragmentada para a produção em série, com um planejamento sistemático do processo de trabalho para adaptar o homem a esse processo. O controle das unidades de serviços era hierarquizado e o saber era prioridade do poder gerencial e não dos trabalhadores.
A segunda guerra exigiu a coordenação das ações por programas, centralizando decisões. Nesta época surge objetivamente a necessidade de utilização das técnicas estratégicas para fins de paz. A reconstrução dos países como Alemanha e Japão e dos países vencedores, exigiu o uso de técnicas poderosas de planejamento, diante dos enormes desafios a serem enfrentados e, nesse contexto, o modelo taylorista foi ampliado e o poder técnico reforçado.
O surgimento dos movimentos sociais da década de 60 exigiu a democratização das empresas e da sociedade, impondo modelos como auto-gestão e co-gestão, implementando-se o planejamento por objetivos e articulando-se o poder político ao técnico.
A crise dos anos 70 acirrou a competição internacional e desencadeou um novo processo de globalização da economia com fusões de empresas, implantação do toyotismo, privatização, expansão das multinacionais, desregulamentação do Estado, reengenharia e qualidade de produção com profundas conseqüências na diminuição de emprego e precarização do trabalho e dos direitos sociais. Neste contexto, ampliou-se a presença do planejamento denominado estratégico nas empresas e nos governos, que passaram a buscar mais eficiência.
Na década de 60 os governos brasileiros fortaleceram o caráter tecnocrático e burocrático do planejamento, excluindo a sociedade, centralizando e traçando as decisões de cima para baixo.
Na década de 90, o modelo fordista de regulação foi questionado, e as empresas passaram a valorizar mais o planejamento estratégico como administração do projeto de reestruturação e reengenharia de novas tecnologias da informação e da produção.
...