O Taylorismo Nosso De Cada Dia
Pesquisas Acadêmicas: O Taylorismo Nosso De Cada Dia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elietegv • 23/3/2014 • 743 Palavras (3 Páginas) • 470 Visualizações
O Taylorismo nosso de cada dia
O Taylorismo à risca, sem outras ferramentas, está ultrapassado...
O tema que venho debater hoje não é novo, muito pelo contrário, já foi muito debatido por muitos acadêmicos e empresários. Ele inclusive trouxe muitos avanços e progressos para que a administração começasse a ser vista como objeto de estudo. Vejo,porém, que muitas organizações ainda utilizam essa teoria, e que ela deixou de ser debatida e adaptada às novas exigências de mercado. Sendo assim, se você pratica o Taylorismo à risca em sua organização, tome cuidado. Você corre sérios riscos de estar ultrapassado.
Na última década do século dezenove, e nas primeiras duas do século vinte, algunspensadores gerenciais (principalmente americanos) desenvolveram ideias princípios de projeto de trabalho e negócio que coletivamente ficaram conhecidos como “ Administração Científica”. A expressão administração científica foi estabelecida em 1911 com a publicação do livro de mesmo nome por Frederick Taylor (muitas vezes,chamado apenas de Taylorismo). Nesse trabalho ele identificou o que entendeu como a doutrina básica da “ Administração Científica”.
- Todos os aspectos do trabalho devem ser investigados de forma científica para estabelecer as leis, regras e fórmulas que regem os melhores métodos de trabalho.
- Os administradores devem agir como planejadores do trabalho (analisando o trabalho e padronizando o melhor método de execução das tarefas), enquanto os trabalhadores devem ser responsáveis por executar seu trabalho nos padrões estabelecidos. Sem opinar,apenas executar.
Algumas das críticas feitas à Administração Científica foram originadas da luta de poder entre administradores x força de trabalho.
Contudo, vivemos atualmente num mundo desenvolvido e globalizado, onde este primeiro entendimento é muito importante para atuar em qualquer mercado. Fechar os olhos para isso é negligenciar seu próprio negócio, e também, seus clientes.
Organizações que possuem em suas raízes o Taylorismo, e somente ele, possuem um número muito alto de desmotivação de seus colaboradores (por mais que estes nãoesbocem isso publicamente), possuem também uma boa parte de fornecedores frustrados e clientes completamente insatisfeitos.
Tudo isso porque o Taylorismo que visa basicamente o controle e medições do trabalho constantemente, tende a ser parecido com um sistema ditatorial e inflexível, o que causa nos colaboradores uma certa monotonia, e monotonia causa insatisfação, causairritabilidade e o pior, perda de senso criativo em qualquer um que se conheça como ser humano.
O Taylorismo tem também a forte característica de enxergar apenas a quantidade e os custos, deixando de lado considerações de qualidade de seus produtos e/ou serviços. A música “ Tédio” da banda Biquini Cavadão seria a trilha sonora perfeita para este tipo de trabalho.
Segundo Ludin e Ludin (1998), o comportamento tolo, desviado e inflexível de muitos gestores é motivado pelo amor próprio e supervalorização do ego, e que acabam por bloquear sua empatia, isto é, sua capacidade de colocar-se no lugar do outro, de forma a melhor entendê-lo.
Com o passar dos anos, houve uma
...