O Torno Mecanico
Monografias: O Torno Mecanico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucas015 • 2/12/2014 • 703 Palavras (3 Páginas) • 725 Visualizações
O Torno Mecânico
É uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças de formas cilíndricas utilizando placas de três castanhas, ou quadradas com placas de quatro castanhas .
Esta máquina ferramenta permite a usinagem de qualquer componente mecânico que possa ser utilizado pelo ser humano.
Através deste instrumento de transformação é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos. Fundamentalmente todas as chamadas figuras de revolução. Com o acoplamento de diversos acessórios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecânico pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas ferramentas, como fresadora, plaina, retífica ou furadeira
Basicamente o torno mecânico compreende uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras chamadas barramento, estas são temperadas e retificadas. O barramento é a coluna de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessórios, como lunetas, cabeçote fixo e movel,etc
Torno executa qualquer espécie de superfície de revolução uma vez que a peça que trabalha tem o movimento principal de rotação, enquanto a ferramenta possui o movimento de avanço e de translação.
Permite, portanto usinar qualquer obra que deva ter seção circular e qualquer combinação de tais seções. O trabalho abrange obras como eixos, polias, pinos e toda espécie de peças roscadas. Além de tornear superfícies cilíndricas externas e internas, o torno poderá usinar superfícies planas no topo das peças, facear, abrir rasgos ou entalhes de qualquer forma, ressaltos e golas, superfícies cônicas, esféricas ou perfiladas. Além dessas aplicações, o torno pode ser utilizado também para polir peças empregando-se uma lima fina, lixa ou esmeril.
O torno mais simples que existe é o torno universal. Esse torno possui eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todas as operações já citadas.
Partes do Torno
Todos os tornos, respeitando-se suas variações de dispositivos, ou dimensões exigidas em cada caso, são compostos as seguintes partes:
1. Corpo da máquina: barramento, cabeçote fixo e móvel, caixas de mudança de velocidade.
2. Sistema de transmissão de movimento do eixo: motor, polia, engrenagem, redutores.
3. Sistemas de deslocamento da ferramenta e de movimentação da ferramenta em diferentes velocidades: engrenagens, caixa de câmbio, inversores de marcha, fusos, vara, etc.
4. Sistema de fixação da ferramenta: torre, carro porta-ferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da peça: placas, cabeçote móvel.
5. Comandos dos movimentos e das velocidades: manivelas e alavancas. Modernamente, ferramentas de aço rápido têm sua aplicação consideravelmente reduzida em função das propriedades superiores de materiais como metal duro (carbeto de tungstênio + cobalto), cerâmicas, diamante e outros. Entretanto, o princípio da usinagem de torno é ainda o mesmo.
a) Torno Mecânico
A máquina ferramenta utilizada para execução
...