O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos
Monografias: O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dhacia • 22/10/2014 • 2.382 Palavras (10 Páginas) • 334 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o trabalho do pedagogo nos espaços educativos. Para tanto buscou- se embasamentos teóricos nos conteúdos estudados nas disciplinas de Psicologia da Educação II, Comunicação e Linguagem, Educação e Diversidade e Relações étnicos raciais.
Durante o estudo destas quatro disciplinas, tivemos a oportunidade de entender melhor os processos educativos e entender que a educação é um processo construído historicamente, a cada momento histórico, fatores como: sociedade, economia, política religião entre outros fatores determinaram e determinamos rumos e fins da educação.
A partir da leitura do texto de José Carlos Libâneo, podemos ampliar nossos conhecimentos sobre o trabalho do pedagogo nos espaços educativos. No entanto indaga- se quais as atribuições que o Pedagogo deve estabelecer em relação ao trabalho pedagógico, tendo como ponto de partida a necessidade de verificar como ele pode enfrentar os problemas existentes no cotidiano escolar.
Percebe-se que o trabalho do pedagogo nas escolas, atualmente está um pouco confuso. A ele são delegadas diversas funções, como a organização, mediação, integração e articulação do trabalho pedagógico.
Nesse ínterim serão abordados os conhecimentos adquiridos com os conteúdos estudados, debates e reflexões realizadas durante as aulas das quatro disciplinas do segundo semestre do curso de graduação em pedagogia, bem os momentos de estudo presenciais e no aprofundamento dos conteúdos nos estudos em casa.
2- O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO
O pedagogo é o profissional que atua em várias instancias da prática educativa, com base em objetivos da formação humana. Para Saviani (1985, p.27) o pedagogo escolar é aquele que domina sistematicamente e intencionalmente as formas de organização do processo de formação cultural que se dá no interior das escolas. E como especialista em pedagogia escolar deve ter domínio das formas através das quais o saber sistematizado é convertido em saber escolar, tornando-o, transmissível e assimilável na relação entre professor - aluno.
E no interior das escolas o pedagogo deve lembrar-se do seu papel, o qual será providenciar uma organização tal que cada criança, cada educando em especial e os indivíduos das camadas trabalhadoras não vejam frustrados seus anseios de assimilar os conhecimentos metodológicos, e sim possibilitar um conhecimento, uma cultura que possibilite atribuir uma nova qualidade às suas lutas no seio da sociedade.
O pedagogo possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. Libâneo (2002, p.68) discorre:
O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.
A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe), na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.
Para o pedagogo comprometido com a transformação social deve buscar compreender o meio em que a escola está inserida, seus desafios, anseios, contradições e limites. É preciso analisar o mundo do aluno para partir do conhecimento de sua realidade.
O pedagogo entra também, na coordenação do plano pedagógico e planos de ensino,da articulação horizontal e vertical dos conteúdos ,da composição de turmas ,das reuniões de estudo, conselho de classe etc.
A função do pedagogo se faz necessária por propiciar a interligação entre os profissionais da escola. É impossível que a escola ofereça uma educação emancipadora sem que ela própria seja primeiramente liberta do excesso de inovações.
O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudos, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência. Dessa forma o pedagogo passa a trabalhar no sentido de conseguir alcançar pelo menos três metas:
• O bom desempenho docente em suas competências básicas, incentivando o professor a buscar o próprio crescimento junto aos colegas. Ninguém cresce sozinho;
• A valorização do professor como profissional, reconhecendo-lhe todo e qualquer bom desempenho evidenciado; e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia, criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo.
• A implementação do currículo no Projeto político Pedagógico da escola, acompanhando o processo de ensinar, avaliando a ação pedagógica e procurando viabilizar a boa e saudável interação humana no interior da escola: professor-professor, professor-aluno, professor-pedagogo; e também fora dela: professor-escola, escola-comunidade.
O pedagogo poderá auxiliar o professor diante das diversas dificuldades relacionadas com a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula de atividades individuais e em grupo que poderão favorecer a relação ensino-aprendizagem dos alunos.
A função do pedagogo é colaborar com os educadores
no desenvolvimento e aprimoramento dos conteúdos, métodos, técnicas, formas
de organização da classe, analisando e compreendendo as diversas situações
da educação com suporte nos conhecimentos teóricos, realizando um vínculo
entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho realizado na sala de aula.
O método empírico de observação sistematizado empregado ajudou a perceber que escola terá que estar disposta a romper
...