O USO ESTRUTURAL DA MADEIRA NO PASSADO E NOS DIAS ATUAIS
Monografias: O USO ESTRUTURAL DA MADEIRA NO PASSADO E NOS DIAS ATUAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jnpeixoto • 20/10/2013 • 1.720 Palavras (7 Páginas) • 959 Visualizações
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
TRABALHO DE SUBSTITUIÇÃO À AVALIAÇÃO DE TIDIR/PA
ESTRUTURAS DE MADEIRA - O USO ESTRUTURAL DA MADEIRA NO PASSADO E NOS DIAS ATUAIS
CURSO: Engenharia Civil
Resumo – Este artigo apresenta uma síntese da madeira utilizada como estrutura em construções através da análise do uso estrutural da madeira no passado e nos dias atuais.
Palavras-chaves: madeira, construção civil, obras, elemento estrutura.
1. INTRODUÇÃO
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose. Caracteriza-se por absorver facilmente água (higroscopia) e por apresentar propriedades físicas diferentes consoante à orientação espacial (ortotropia). As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos.
Principalmente pela sua característica de resistir a grandes esforços analisaremos abaixo sua utilização estrutural no passado e nos dias atuais.
2. O USO ESTRUTURAL DA MADEIRA NO PASSADO E NOS DIAS ATUAIS
Por milhares de anos a madeira é utilizada com função estrutural em grandes construções, mesmo não se tendo todo o conhecimento sobre seu comportamento e sobre as técnicas utilizadas nos dias atuais para sua conservação e melhor desempenho estrutural.
Segundo Robson Thyago Moreira Schneider e Phelipe Luiz Damasceno Araujo. ESTRUTURAS EM MADEIRA. Palmas. 2009: As estruturas de madeira existem desde os primeiros tempos de vida do Homem. Conhecendo a pedra, e tendo provavelmente já noção das suas possibilidades de suporte ao contemplar o teto da caverna onde habitava, a primeira viga ter-lhe-á surgido sob a forma de um tronco de árvore caído de margem a margem de um curso de água e sobre o qual pôde passar confiadamente. A madeira, sendo leve, resistente, fácil de trabalhar, existindo em abundância, com comprimentos e diâmetros variáveis, deu ao Homem a possibilidade de abandonar a caverna, construindo inicialmente cabanas cuja estrutura seria constituída por ramos e canas sendo a cobertura realizada de folhas aglomeradas com argila ou então com peles. A mais elementar estrutura de madeira surgiu a seguir, com a forma de dois paus cravados no solo e ligados nas extremidades superiores, em forma triangular, por elementos vegetais fibrosos, como o vime, por tiras de pele ou, mais tarde, por elementos de ferro ou bronze.
Durante muitos séculos foi a carpintaria a arte mais importante na construção dos edifícios, cuja arquitetura foi fortemente influenciada por este material. Desde as habitações às primeiras fortificações, os seus sistemas de defesa (pontes levadiças, catapultas, etc.), e edifícios religiosos, cuja cobertura dos mesmos e estruturas das torres trouxeram problemas, relativamente ao vão, cuja resolução era problemática. Os muitos carpinteiros transmitiam de geração em geração a sua própria experiência somada à experiência anterior. Os seus conhecimentos sobre as características da madeira e sobre o comportamento das estruturas, permitiram-lhe realizar, na Idade Média e nos séculos XVI, XVII e XVIII, verdadeiras obras primas quer do ponto de vista de concepção como de realização.
Não podemos falar do uso da madeira sem especificar cada civilização. Cada clima, terreno, cataclismos que determinavam um método diferente no uso da madeira. O ser humano viu neste elemento uma fonte de intermináveis aptidões. Vejamos, a madeira flutua, portanto os primeiros barcos surgiram dela e foram aperfeiçoados com o tempo. É fácil de trabalhar, logo utensílios domésticos, ou de trabalho, móveis, e esculturas. Cada local tem com os seus tipos e espécies de árvores. Desta forma o Homem adaptou suas necessidades ao que lhe era disponível.
Nos fins do século XIX o grau de evolução já atingido pareceu não permitir maiores progressos. O aparecimento do aço, com perfis de forma e dimensões extremamente variadas, foi possibilitando a realização de novas e mais arrojadas estruturas, correspondendo às exigências do desenvolvimento industrial como as grandes oficinas, hangares para aviação, pontes de grande vão, por exemplo. Verificou-se, paralelamente, um rápido e grande progresso no domínio do cálculo das estruturas e do conhecimento das propriedades dos materiais. A madeira, de emprego empírico e tradicional, começou a ceder o seu lugar ao novo material. A crise acentuou-se com o progresso do betão armado, estando as aplicações da madeira, em muitos países, em grande decadência.
No entanto, nos últimos anos, tem sido feito um esforço no sentido de reabilitar a madeira como material principal de construção. Inevitavelmente abandonaram-se os sistemas construtivos clássicos, uma vez que nos dias de hoje se dispõe de meios mais eficazes para realizar as ligações. Apareceram novas ideias, novas concepções estruturais, com peças de secções compostas, cujas características se aproximam cada vez mais das do aço. O emprego de estruturas laminadas coladas, o progresso nos contra placados e aglomerados, um melhor conhecimento das suas propriedades mecânicas, são outras tantas formas que levam novas perspectivas de um maior emprego da madeira à sua origem, construção.
A Utilização da madeira como material estrutural
Segundo Maria Dulce Franco Henriques. Sistemas estruturais em madeira lamelada colada. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa: Verificou-se nas últimas décadas em Portugal, uma quase total substituição da utilização de madeira como material estrutural pelo betão armado e pelo aço, tendo passado a madeira apenas a ser utilizada em elementos secundários e revestimentos. Agora, e à medida que
...