O caminho para o desenvolvimento sustentável
Tese: O caminho para o desenvolvimento sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dolaccius • 26/3/2014 • Tese • 483 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade
NOME
LEONARDO DOLÁCIO VIANA
RA
5199617378
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
2014
Estrutura sugerida para o trabalho
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
R: São cinco as dimensões comentadas pelo autor, são elas: econômica, ambiental, social, política e cultural. Na qual ele aborda a sustentabilidade econômica, ambiental e social na forma como o mundo lida com cada “folha” para manter um equilíbrio sustentável mundial.
A primeira das dimensões a ser citada é a sustentabilidade ambiental, onde se defende o uso consciente dos bens naturais, de modo à produzir recursos para qualidade de vida das pessoas, de modo que não viemos à desgastar o meio ambiente, devemos ajudar o planeta na sua autorreparação.
Em seguida ligada a ambiental segue a econômica onde se visa o valor em reais desses recursos, em outras palavras seria, produzir de forma responsável para com o meio ambiente, procurando formas mais em conta de energia principalmente as renováveis, e tecnologia que auxilie nisso, aumentando a economia sem prejudicar o planeta com jeitos que ele não possa se recuperar.
Ligada com a segunda temos a social, onde se visa educar e reeducar a sociedade em fim de conscientizar o consumo consciente, ou seja, visa que todos tenham uma vida digna, que os bens sejam partilhados e o limite de desigualdade seja aceitável, definindo parametros de mínimo e máxima utilização dos recursos e bens, sem que prejudique o próximo e o planeta terra.
O autor ainda cita as esquecidas e adicionais “2 folhas”, a política e a cultural, pois de nada adianta toda uma sociedade ambientalmente e economicamente
...