O comunicador XA invadiu seu espaço profissional
Tese: O comunicador XA invadiu seu espaço profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavia.magnago • 21/9/2014 • Tese • 756 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
Comunicador X A invasão do seu espaço profissional
A comunicação está na natureza racional ou não, afinal todos os seres vivos se comunicam da maneira que a natureza os permitiu. O homem tem a fala para se relacionar com outros seres, tornando-o um ser expressivo e de influência ao seu redor. Dessa forma, a partir da evolução da sociedade, as pessoas usaram seu conhecimento para se manifestarem, permitindo a mudança e a adaptação para atenderem essa demanda de toda essa influência que o homem tinha através dessa comunicação. Foram diversas as teorias e acontecimentos históricos envolvidos que transformaram o homem daquela época no de hoje, o organizacional, que para sobreviver executa ações cotidianas como a alimentação, vestimenta, moradia, trabalho e consumo de bens normais, movimentando o mercado e provocando o crescimento repentino de várias empresas para atender todo esse consumo, isso gerou uma grande necessidade de pessoas responsáveis para arcar com as responsabilidades dos passivos da empresa, produto ou serviço, imagem e especialização do trabalho. Com essa demanda foram surgindo vários profissionais que trouxeram para essas organizações conhecimentos e estratégias para a melhoria, dentro e fora, do ambiente empresarial.
O primeiro estudo que apresentou a comunicação como uma característica das organizações foi a Teoria das Relações Humanas, dentre os seus apontamentos, estão a comunicação informal, a motivação e a interação humana. Essa abordagem fez com que empresas fossem humanizadas e que essas características apontadas se tornassem imprescindíveis para um bom resultado, o que trouxe a necessidade de profissionais que se especializassem em se comunicar eficientemente, em motivar e em interagir. Essa carência de profissionalismo na imagem da empresa foi o princípio do surgimento da Comunicação empresarial, pois possuíam deficiências que as relações públicas das empresas vieram pra suprir, como a clareza nas mensagens entre colaboradores e da empresa para o seu cliente, a divulgação de números importantes, boa conduta e ética, transformando a pessoa responsável por estas questões em um comunicador. Este profissional deve sempre ter um relacionamento com a gestão e conhecimento de grande parte da organização, bem como conhecer e se informar sobre o ambiente externo da empresa. Isto possibilita argumentos influentes, um olhar mais focado e uma melhor desenvoltura com o seu receptor.
Dessa forma, entende-se que o comunicador é um gerador de opiniões, tornando-o responsável pela imagem que a empresa passa a seu cliente e a colaboradores, maximizando notícias favoráveis ou minimizando e controlando as desfavoráveis. Porém, não só desta estratégia se apoia a comunicação empresarial, ela tem a capacidade de se envolver com várias áreas dentro da organização, tornando-a ainda mais expressiva, mesmo que essa competência a desvalorize em vista das outras áreas envolvidas.
Os primeiros comunicadores muitas vezes eram jornalistas ou trabalhavam em veículos de imprensa, essa origem fez com que o profissional de relações públicas fosse confundido com um profissional do jornalismo ou publicitário. Porém, há também os profissionais que se dizem dessa área, mas que não tem uma formação que o possibilita receber essa nomenclatura. Por exemplo, os administradores
...