O conceito de PCP
Trabalho acadêmico: O conceito de PCP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rongre • 12/1/2015 • Trabalho acadêmico • 1.820 Palavras (8 Páginas) • 332 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................... 4
CONCEITO DE PCP ................................................................................... 5
FINALIDADES E FUNÇÕES DO PCP ...................................................... 7
PRINCÍPIOS DO PCP .................................................................................. 8
TIPOS DE PLANEJAMENTO ..................................................................... 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................ 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 10
INTRODUÇÃO
O atual cenário empresarial é caracterizado pela alta competitividade, pelo elevado grau de instabilidade, e pelo processo violento de globalização diante desta realidade, um número cada vez maior de empresas corre no sentido de buscar ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial, dentre estas ferramentas destaca-se o Planejamento, programação e controle da produção. As empresas competitivas possuem uma característica que as diferenciam das outras e a sua sobrevivência está ligada à clara definição de seus objetivos e ao traçado antecipado dos possíveis caminhos a serem percorridos para atendê-los.
A crescente oferta de materiais e produtos de todas as partes do mundo é um fato incontestável, isso vem jogando as empresas numa competição de âmbito mundial com desafios decisivos. Atualmente o planejamento integrado ao planejamento da produção se tornou fundamental dentro das empresas, e tem como finalidade organizar as ações para estruturação de um sistema de planejamento, programação e controle de produção.
Em suma quais são as tarefas fundamentais do PCP dentro das organizações:
O PCP tem como função fornecer informações e proporcionar opinião para comandar e controlar o sistema produtivo e torna possível toda uma análise da empresa ao comparar o planejado com o realizado, assim sendo que o planejamento atua em todos os níveis da empresa, desde o estratégico ao operacional, atua também dentro das áreas contábeis da empresa, e em todos os outros setores que compõem o negócio.
As empresas são parte de uma sociedade e tem como ela, sobretudo a interna, um forte compromisso. Cada grupo organizado tem características próprias quanto à missão, valores e éticas que constituem verdadeiros desafios.
Alguns subfatores que determinam a capacidade de produção e precisam ser levados em consideração enquanto a elaboração do plano da produção:
Um bom planejamento estratégico da produção deve preocupar-se em balancear os recursos produtivos de forma a atender a demanda comum a carga adequada para os recursos da empresa. Isso faz do PCP uma peça fundamental dentro das empresas para que a mesma possa obter sucesso em seus resultados e qualidade em seus produtos, possa também ter uma visão adequada do mercado e capacidade de vendas, para que a empresa possa identificar e adequar a sua produção da melhor forma e controlar os seus recursos visando sempre o planejado como sua meta e compromisso, para que no final de sua entrega ela possa atender o seu principal objetivo que é a “SATISFAÇÃO DO CLIENTE”.
CONCEITO DO PCP
Toda empresa possui um objetivo. Para atingi-lo é necessário aplicar da melhor maneira seus recursos, por isso não podem simplesmente produzir. É necessário fazer um planejamento antecipado e controlar de forma adequada sua produção. É nesse momento que entra em cena a execução do Planejamento e Controle da Produção ou PCP, que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa produtora de bens ou prestadora de serviços.
O Planejamento e Controle da Produção é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido.
Embora sejam aplicados em conjunto, se completarem e se inter-relacionem, o planejamento e o controle dentro da produção possuem funções distintas. O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última.
O Planejamento é o ato de criar um plano para aperfeiçoar o alcance de um determinado objetivo através de um conjunto de ações integradas que visam orientar a produção sobre os objetivos da empresa e os recursos disponíveis. É uma importante tarefa da gestão e administração e está relacionado com a preparação, organização e estruturação de uma meta comum.
Figura 1: Desdobramentos do Planejamento
Dentro de um processo produtivo de fabricação de um bem ou prestação de um serviço, muitas vezes o que é inicialmente planejado não pode ser desenvolvido por inúmeras variáveis, e é nesta etapa que entra o Controle, para lidar com essas variáveis e garantir que a produção execute suas tarefas conforme o planejamento inicial, atuando na correção dos desvios.
O Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho afim de assegurar uma eficiente execução do planejamento e evitar que os desvios encontrados sejam corrigidos.
Figura 2: Desdobramentos do Planejamento
O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.
O Planejamento é a primeira etapa do processo administrativo, e o Controle a última.
Figura 3: As quatro etapas do Processo Administrativo
FINALIDADE E FUNÇÕES PCP
O Planejamento e Controle de Produção tem como finalidade a maior eficácia da produção através da eficiência que garante a otimização
...