TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de história da educação

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de história da educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

.

.

.

Somos feitos de tempo?

A resposta para essa pergunta é sim, pois as ações dos homens mudam de tempos em tempos devido ao fato que enfrentamos novos desafios e novos problemas surgem, e isso faz parte da evolução de todas as sociedades.

Através dessas mudanças, criamos nossa cultura e nossa identidade. Nossa evolução acontece através das gerações, baseada naquilo que aprendemos com nossos antepassados. Esse aprendizado é muito importante pois é preciso entender o passado para que possamos projetar nosso futuro.

Esse mesmo processo também abrange a História da Educação, pois é através dela que construímos interpretações sobre a maneira pelas quais os povos transmitem seus costumes e sua cultura, criando assim instituições escolares e as teorias que as orientam.

Portanto é indispensável que o educador seja consciente, crítico e capaz de entender a sua atuação para dar uma continuidade no processo de formação de um sistema educacional coerente, crítico e funcional.

Sempre estaremos inseridos no tempo, e pensar no passado não significa que somos saudosista, e sim que lembrando de nossas raízes e de nossos antepassados e que damos valor ao que eles nos ensinaram.

A concepção da História da Educação não foi a mesmo ao longo da história, pois para compreendermos o ser humano é preciso usar vários métodos.

Preservar a memória de um povo é diferente através dos pontos e varia de acordo com a cultura vigente. A escola nem sempre existiu e varia de acordo com a sociedade, e as mudanças não são iguais em todos os lugares. Portanto, um mesmo fato histórico que considera um povo como atrasado, se considerar os estudos feitos, chegaremos à conclusão que são apenas povos diferentes com costumes e necessidades diferentes.

Sendo assim, concluímos que o ser humano é feito de tempo, e que o “tempo é o sentido da vida”( Paul Claudel). A história vai se modificando com os avanços, será analisada de diferentes ângulos, surgirão novas versões da mesma história.

Porém, devemos entender que a essência do homem é a mesma, e que a Pedagogia tem um papel fundamental , pois à partir do entendimento da cultura, esta passou a ser valorizada , e com isso melhoramos o nosso presente e construímos um futuro melhor.

“Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica”.

“A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL-A AÇÃO DOS JESUITAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRA REFORMA CATÓLICA”

O processo de reforma ocorreu após a Idade Média e sua principais causas foram os abusos cometidos pela igreja Católica, que vinha perdendo sua identidade, se tornava cada vez mais poderosa, interferindo diretamente nas decisões políticas e acumulando capital, se distanciando cada vez mais dos seus ensinamentos .

A igreja condenava a acumulação de capital, mas ela própria caia em contradição porque também acumulava com a venda de indulgência(venda do perdão),a burguesia que estava em plena expansão estava cada vez mais inconformada ,pois a igreja estavam condenado seu trabalho, pois o lucro e os juros típico de um capitalismo emergente eram visto como praticas condenáveis pelos religiosos.

A interferência do Papa no campo político gerava descontentamento dos reis.

O monge Alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar os dogmas a igreja católica, afixando na porta da igreja 95 teses que criticavam vários pontos da igreja católica. Lutero condenava a venda de indulgência e propunha a fundação do luteranismo(religião luterana).Lutero acreditava que a salvação do homem se dá pelos atos praticados em vida e pela fé, embora tenha sido contrario ao comercio, ele recebeu grande apoio dos reis e príncipes da época em suas teses condenou o culto á imagens e revogou o celibato.

Lutero foi convocado pelo imperador Carlo V a desmentir suas teses na Dieta de Worms, mas não desmentiu, e não só defendeu suas teses, mas mostrou a necessidade de uma Reforma da Igreja Católica.

Contrarreforma Católica

A igreja preocupada com o crescimento do protestantismo e com a perda de fiéis, onde o único objetivo dessa reforma era atuar contra outra denominação religiosas e promover a expansão da fé católica; bispo e papas se reúnem na cidade de Trento (Concilio de Trento),com o objetivo de traçar um plano contra a reação, ficou definido:

• Foi cria da a Companhia de Jesus, onde o principal objetivo era a catequização dos habitantes de terras descobertas, através da ação dos jesuítas;

• Retomada do Tribunal do Santo Ofício, Inquisição: punir e condenar os acusados de heresia;

• Criação do Index Librorium Proibitorium (índice de Livros Proibidos):evitar a propagação de ideias contrarias a igreja católica

No Brasil os Jesuítas chegaram por volta de 1549,encabeçado por Manoel da Nóbrega, com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa chamada Companhia de Jesus, foi criada com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram preparados para trabalhar em locais distantes e se adaptarem as diversas condições.

Os jesuítas promoveram a criação das missões onde organizava as populações indígenas a um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pelas primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial.

Apenas quinze dias depois da chegada dos jesuítas no Brasil os missionários já faziam funcionar na recém fundada cidade de Salvador ,uma escola de ler e escrever. Era um inicio de um processo de criação de escolas elementares, secundárias, seminários e missões, espalhadas pelo Brasil até o ano de 1759. Os jesuítas promoveram maciçamente à catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra.

Os colégios eram administrados dentro da colônia, assim todo o acesso ao conhecimento nessa época era controlado pela igreja. A ação da igreja na educação foi de grande importância para a compreensão dos traços da nossa cultura.

Os jesuítas contavam com o apoio financeiro da igreja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com