O conceito de kanban
Projeto de pesquisa: O conceito de kanban. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dressaaps • 30/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.483 Palavras (6 Páginas) • 425 Visualizações
Sumario.................................................................................................01
Introdução..............................................................................................02
1- Conceito Kanban...............................................................................03
2- Conceito Just-in-time (JIT).................................................................03
• Aplicação Kanban, JIT.........................................................................03
• Relação Custo x Benefício...................................................................03
3- Manufatura Enxuta (envolvimento com área de materiais).................04
4- Custos relacionados aos estoques.....................................................04
• Manutenção...........................................................................................04
• Movimentação........................................................................................04
• Armazenagem........................................................................................05
.
5- Indicadores de Desempenho Relacionados a Gestão de Materiais...05
Conclusão................................................................................................06
Referencia ............................................................................................. 07
Introdução
Hoje, as grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar a produtividade. Por essa razão, muitas delas resolveram adotar técnicas alternativas.
A técnica, Kanban e Just in Time tem merecido recentemente grande destaque em todo mundo, tendo em vista a grande necessidade de redução de custos à área de produção.
Com isso, procuramos mostrar de uma forma bastante prática e precisa, que a filosofia pode ser traduzida em: produção sem estoques, eliminação dos desperdícios, sistema de melhoria contínua do processo, etc. Enfim, é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa, que tem por objetivo a melhoria contínua do processo produtivo.
2- Conceitos Kanban
Kanban é uma expressão japonesa com origem nos cartões utilizados nas empresas japonesas para solicitar componentes a outras equipes da mesma linha de produção, e que designa um método de fabrica em série, desenvolvido pela Toyota Motor Company, aplicado aos processos de aprovisionamentos, produção e distribuição, seguindo os princípios do Just-in-Time (JIT).
Podemos dizer que o método Kanban é um método que determina a produção a partir da procura: de fato, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação de Kanban’s, o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo de saída dos produtos ao fluxo de produção.
2- Conceitos Just-in-time (JIT)
O JIT é um fundamento na melhoria contínua do processo de manufatura através do envolvimento humano, garantindo a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, através do comprometimento das pessoas buscando a simplicidade nos processos, eliminação dos desperdícios, garantindo a flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes. No JIT o aspecto "preço cotado", deve ser substituído pela garantia na qualidade e pontualidade das entregas em pequenos lotes, tornando real o uso do termo JIT (justo tempo).
• Aplicação Kanban, JIT: Pelas suas características, o método Kanban apenas pode ser aplicado em sistemas de produção repetitiva, em que os produtos são estandardizados e a produção é relativamente estável, sendo obrigatório que o processo de produção esteja organizado em série. É um método de operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado, utilizando cartões com informações de materiais, para realizar as operações de movimentação e abastecimento. É um sistema barato, que qualquer empresa pode empregá-lo. O JIT em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias a montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessárias e somente na quantidade necessária. É aplicado
• Relação Custo x Benefício: É importante ressaltar que a redução de custos é a meta mais importante. Produtos a um custo menor que os concorrentes. Custos baixos de produção, por um lado permitem à empresa competir com preços menores e por outro lado, se as condições do mercado permitem a empresa não repassar as possíveis reduções de custos a seus preços, aumentar as margens de lucro, aumentando a possibilidade de re-inversão de recursos na forma de investimentos para a melhoria contínua dos processos. Já um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política Just in time, requer a redução do número de fornecedores para o mínimo possível. Esta redução gera, porém, vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento.
Manufatura Enxuta (envolvimento com área de materiais)
Estas são algumas das razões pelas quais o Just-In-Time, especialmente no ambiente de manufatura, tem sido objeto de especial interesse no mundo ocidental, graças ao sucesso obtido inicialmente no seu pais de origem, o Japão, e atualmente em empresas de todo o mundo. O Just-In-Time tem mostrado seu potencial de benefícios quando aplicado como um processo de melhoria contínua, através do envolvimento humano, procurando
...