O conceito de ética profissional
Artigo: O conceito de ética profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: manobrow • 12/6/2014 • Artigo • 662 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
A Ética diz respeito à dimensão pessoal de qualquer ação humana, ao modo como a ação emerge da natureza interna do ser humano. Por sua vez, a ética substancia e provê a compreensão da Moralidade, que se relaciona com ações guiadas por hábitos e costumes, portanto externa ao indivíduo e conduzindo a leis e regras. Finalmente a ética e Moralidade e fixa os deveres e responsabilidade reque-ridos por um determinado ambiente profissional.
Uma questão básica diz respeito ao significado de profissão, a qual é caracterizada pelos seus objetivos, mas cuja identidade requer ideais comuns (um código ético) e padrões e regras comuns. Obviamente, os códigos devem servir para benefício da sociedade, mas a proteção dos membros da profissão é o seu o corolá-rio mais importante.
Por outro lado, o contexto variável no qual os profissionais exercem a sua profissão exige um novo olhar sobre os valores éticos tradicionais e uma mai-or consciência das percepções da sociedade para a natureza de cada profissão.
Mas quaisquer que sejam os interesses e prioridades do momento, a ética de uma profissão deve ter a forma de um compromisso com princípios imutá-veis e permanentes, pode refletir qualquer evolução no âmbito daquela profissão e integrar novas exigências fixadas pela sociedade. Assim, a ética de uma profissão constituem, em conjunto, o Código de Conduta Profissional dessa mesma profissão. A existência de um Código de Conduta Profissional é então importante para qual-quer profissão, mas é absolutamente fundamental numa profissão de "confiança pública". Sem dúvida para garantia e segurança da sociedade em geral, mas tam-bém, talvez até com maior acuidade, para defesa dos próprios profissionais das exi-gências ou até prepotências a que tantas vezes são submetidos. E tais prepotências são frequentemente oriundas dos "intérpretes" do Bem Público. Um Código de Conduta Profissional é, então, uma componente essencial e indispensável para o exercício livre e responsável da profissão de Engenheiro Civil, do técnico edifica-ções e todas profissões ligadas a engenharia. Vamos começar com o exemplo da engenharia civil. Atualmente em alta no mercado, acaba levando o profissional a trabalhar com vidas. Uma das formas em que este Engenheiro se baseia para cobrar um valor determinado para o seu trabalho, está no material que ele usará para exe-cutar a construção e na qualidade do mesmo. Como exemplo disso, podemos citar um fato muito conhecido, como o desabamento do Palace II.
Essa tragédia ocorreu em fevereiro de 1998. Com 22 andares, era localizado na Barra da Tijuca. A perícia concluiu que houve falhas na construção do prédio. A construção foi feita com areia de praia. Ou seja, o engenheiro cobra mais por um material que, supostamente é de alta qualidade e usa areia de praia. Além de se beneficiar financeiramente, age de má fé e provoca a morte de pessoas, deixando também famílias desabrigadas. O profissional de engenharia deve saber distinguir as possíveis fontes de erros e solucionar esses problemas. Não inventar coisas a mais visando ao benefício próprio e nem deixar outras para trás. Apenas o suficiente para reparar aquele erro. Como a profissão exige a habilidade de traba-lhos em grupos, devemos ser éticos com os nossos colegas. Não tomar alguma
...