O contexto histórico do Instituto Santa Teresa
Artigo: O contexto histórico do Instituto Santa Teresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunanalu • 14/4/2014 • Artigo • 729 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
A Instituição
O Instituto Santa Teresa tem reconhecimento na região pela sua qualidade e eficácia no ensino. Uma instituição que busca promover cursos de qualidade, para todo o seu público, que são pessoas de todas as faixas etárias, do ensino fundamental e médio, até a educação superior.
Essa Instituição, que trabalha há quase seis décadas, é uma organização cristã sem fins lucrativos, localizada em Lorena, na avenida Dr. Peixoto de Castro, 539, Vila Celeste, foi fundada em 19 de dezembro de 1954. Seu estatuto original foi registrado no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Lorena, em 23 de março de 1956, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação como entidade filantrópica no mesmo ano e declarado de utilidade pública, em 1973, pelo Decreto n. 72.631.
Tem por objetivos: desenvolver atividades educacionais, culturais, assistenciais e beneficentes; fomentar a pesquisa científica; e dedicar-se à promoção da pessoa humana, sem distinção de raça, sexo, idade, cor, religião, credo político e condição social, regendo-se pelo estatuto social e pela legislação vigente. Promove a qualificação profissional de seus alunos e funcionários, oferecendo cursos de Enfermagem, Administração, Comunicação Social, Designer, Farmácia, Arquitetura, Pedagogia e Letras.
Contexto Histórico
O fundamento base do Instituto Santa Teresa foram as Filhas de MariaAuxiliadora, fundada por Dom Bosco em 1954, que foi aprovada e reconhecida como pessoa jurídica e autônoma em 01/031869 para dedicar-se a educação.Nesta Sociedade, o Instituto Santa Teresa vincula-se a RedeSalesianas, que nasceu em Mornese, Itália, em 5 de agosto de 1872. Seus fundadores foram D. Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello.
No Brasil, a Rede Salesianas se encontra divididas em 9 Inspetorias, são 81 escolas, acolhendo cerca de 84.000 estudantes. A Inspetoria responsável pelo Instituto Santa Teresa de Lorena é a de São Paulo.
Governado por uma Assembleia Geral, uma Assembleia Administrativa e uma Diretoria, formada pela diretora presidente, vice-presidente, secretária e tesoureira, sua trajetória educacional inicia-se em 1957 com o curso primário, seguindo-se o ginásio (1958), o curso colegial clássico e científico, e o curso normal, na década de 60.
Missão
1. Sendo uma Instituição confessional católica, as Faculdades Integradas Teresa D’Ávila fundamentam sua missão no Evangelho e nos ensinamentos da Igreja Católica, em diálogo aberto com as outras Religiões, com a ciência e a tecnologia;
2. Sendo uma Instituição Salesiana, fundamenta-se educacionalmente, no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que tem três pilares: Razão, Religião e Afeto. A Razão busca conhecimento como construção, privilegiando o protagonismo juvenil e a cidadania. A Religião procura orientar o educando para o Transcendente, como valor e sentido da vida. O afeto (amorevolezza) faz o educando sentir que é amado e respeitado como pessoa humana, com suas diferenças e sem discriminação, promovendo uma educação inclusiva.
3. Sendo uma Instituição de Ensino Superior, assume as finalidades do Ensino Superior no Brasil: ensino, pesquisa e extensão.
4. Sendo uma Instituição situada no Vale do Paraíba, busca continuamente
...