INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Por: Gleidson Silva • 12/3/2019 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 2] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS SÃO JOSÉ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
TÍTULO
Autor
LOCAL
MÊS /ANO
Sumário
Sumário 2
1-INTRODUÇÃO 3
2- JUSTIFICATIVA 3
3- OBJETIVOS 3
4- METODOLOGIA 4
5- PESQUISA E RESULTADOS 4
6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
1-INTRODUÇÃO
Na introdução o pesquisador/a deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Deverá apontar como o tema escolhido insere-se num contexto histórico mais amplo, como relaciona-se com as nossas discussões em sala de aula. Deve aparecer a motivação para a escolha do tema. É necessário demonstrar os limites cronológicos e territoriais do tema escolhido. Deve-se considerar que é uma pesquisa inicial, assim, os limites devem estar bem claros e definidos para a pesquisa não ficar ampla e sem foco.
2- JUSTIFICATIVA
Descrever a relevância do tema para o estudo da história da educação. Justificar a escolha do tema, demonstrando como o trabalho dialoga com as atuais pesquisas em história da educação.
3- OBJETIVOS
Os objetivos dividem-se em Objetivo Geral em Objetivos Específicos. Ambos podem estar descritos ao longo do texto, não necessitando fazer uma separação para este tópico. Aqui deve-se apresentar de forma clara os objetivos da pesquisa, o que se pretende com a pesquisa. O objetivo geral é mais amplo e abarca os objetivos específicos. Lembre-se de que deve aparecer no objetivo a definição temporal (tempo) e espacial (local) da pesquisa. Os objetivos específicos são itens detalhados do que pretende-se pesquisar.
4- METODOLOGIA
Na metodologia define-se como será realizada a pesquisa. A metodologia é o caminho para atingir os objetivos. A metodologia abarca:
- As pesquisas de revisão bibliográfica que utilizam em essência material bibliográfico. Nesse caso o objetivo é verificar como as obras já produzidas debatem algum tema/conceito ao longo do tempo;
- As pesquisas documentais utilizam documentos/fontes históricas. Estes documentos podem ser leis, cadernos, atas de reuniões, diários, fotografias, livros didáticos, boletins de alunos.
- As pesquisas de campos ou etnográficas são aquelas que o autor da pesquisa está presente no local do objeto em estudo. O autor pode participar ou apenas registrar o que observa.
- A pesquisa pode ser feita por meio da história oral, ou seja, de entrevistas. As entrevistas podem ser estruturas, semi-abertas ou abertas. Além disso, é possível a utilização de questionários.
5- PESQUISA E RESULTADOS
Após demonstrar quais eram os objetivos da pesquisa e como ela foi realizada, deve-se discutir o que foi pesquisado, os resultados e como eles dialogam com as demais pesquisas.
...