O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
Por: Flavia Hevila • 30/4/2015 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 724 Visualizações
Cap. II
Sociedade , Educação e Vida moral
O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
Umas das primeiras preocupações da sociologia como disciplina, foi se a personalidade ou o caráter do ser humano é moldada pela sociedade, ou se o homem faz a sociedade, pelo texto de Rodrigues encima dos sociólogos clássicos todas duas questões estão corretas, pois aparte das sociedades antigas foram implantadas valores conceitos nos indivíduos atuais e uma pequena amostra que a sociedade faz o homem e o homem faz sociedade.
Durkheim 1858-1917
Influenciado pela ciência no séc. XX e principalmente pela biologia, era preocupado com a delimitação clara do objeto é do método da sociologia, em uma obra visualizar a existência do reino social que propositalmente chamava de reino moral, que para ele é constituído pelas “idéias” ou pelos “ideais” coletivos.
Para ele a sociologia o estudo dos fatos sociais que classifica como coisas, mas não objetos material, mas como objetos de conhecimento que não e detectada de imediato, que para detectar e necessária o uso da ciência. Em sua sociologia as representações podem ser individuais ou coletivas, em sua concepção o homem tem dois dele dentro de si, um que e referente a pessoa em sua vida como individuo e outra referente a um ser social, cheio de conceitos e valores implantados pela sociedade.
A sociedade pensa, sente, e tem desejos, e não pode ser estudada em um individuo apenas, pois ela esta fragmentada , e cada individuo compõe uma pequena parcela dela.
Existem muitos conceitos implantados como não arrotar, como não matar, são conceitos que variam de lugar para lugar, e cada individua e criado a rédea desses conceitos que devem ser obedecidos fazendo a vontade da sociedade, e isso se integra na formação da educação da criança.
Solidariedade Mecânica na teoria de Dukheim é quando tem pouca divisão de trabalho, e as pessoas precisam umas das outras para sobreviverem, enquanto no mundo capitalista é diferente pois á uma grande divisão de trabalho e a uma solidariedade por diferenças e não por semelhança uma é muito distinta da outra.
Dukheim conceitua educação como socialização, e no processo de educação deve ser implantado os conceitos e valores nos filhos, nem muito a frente do seu tempo nem muito antigo, para que a criança possa se interagir com o seu meio, e não viver no seu individualismo.
...