O linguagem corporal?
Seminário: O linguagem corporal?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 10987654321 • 11/11/2013 • Seminário • 1.487 Palavras (6 Páginas) • 832 Visualizações
Disciplina de LIBRAS
O que são língua de sinais?
A
É uma língua de modalidade gestual-visual porque utiliza, como meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão para captar movimentos, principalmente das mãos.
Os sinais são formados segunda a combinação dos seguintes componentes:
Ponto de articulação, movimento, expressões faciais, expressões corporais e configuração das mãos.
Em que ano aconteceu o Congresso de Milão? 1880
A partir do reconhecimento da libras em todo território nacional, são vários os profissionais especializados que participam do processo educacional da educação dos surdos, entre eles:
I. Intérprete de Libras/língua portuguesa - Profissional com competência lingüística em Libras/língua portuguesa, que atua no contexto do ensino regular no qual há alunos surdos matriculados.
II. Instrutor surdo de Libras - Profissional surdo que atua em serviços especializados, desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras e de aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar.
III. Escola Especial para surdos - Serviço especializado com proposta pedagógica de educação bilíngüe que oferece escolarização não-formal.
IV. Instituições especializadas - Serviço especializado que oferece atendimento educacional e/ou de natureza terapêutica (Psicologia e Fonoaudiologia entre outros), para alunos surdos matriculados na Educação Básica.
V. Intérprete de Libras- ele substitui a figura do professor em relação à função central na mediação do processo de aprendizagem. Sua atuação é a de mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, nas diferentes situações de aprendizagem e interação social.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, IV
Os pilares da educação bilíngüe para surdos são:
I. O modelo de educação bilíngüe contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal visogestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda.
II. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se "`misture" uma com a outra.
III. A educação bilíngüe para surdos propõe é que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário, ou seja, a língua portuguesa.
IV. A educação bilíngüe para surdos anula a língua portuguesa na modalidade oral e só aceita que o surdo aprenda a língua portuguesa na sua modalidade escrita.
V. Na proposta bilíngüe para surdos todas as outras estão incluídas, ou seja, oralismo, comunicação total, gestos e português escrito.
As afirmativas corretas são:
I, II, III
Quando começou a surgir estudos sobre as língua de sinais utilizadas pelas comunidades surdas?
1960
O alfabeto manual é:
Apenas um recurso utilizado para soletrar nomes próprios e empréstimos lingüísticos do português.
A língua de sinais é considerada pela lingüística como a língua natural das pessoas surdas, isso se dá pelo fato de que:
A língua de sinais é de modalidade visual-gestual não tendo impedimento de ser adquirida pelas pessoas surdas.
Como se dá o aprendizado da língua portuguesa pelos surdos?
Devido ao seu impedimento auditivo, o aprendizado da língua portuguesa irá processar-se como o de uma língua estrangeira, pois o mesmo exigirá ambiente artificial e sistematização por meio de metodologias próprias de ensino.
Quais são os pilares da proposta de educação bilingue para surdos com relação a língua de sinais e a língua portuguesa?
I. A língua de sinais é considerada a mais adaptada à pessoa surda.
II. As crianças quando expostas a língua de sinais apresentam desenvolvimento semelhante a criança ouvinte.
III. A linguagem de sinais é um meio para o surdo aprender o português.
IV. A língua portuguesa é tida como segunda língua para o surdo.
Estão corretas as afirmativas:
e) II, III e IV
De forma genérica deficiência auditiva é definida da seguinte maneira:
Como a diferença existente entre a performace do individuo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela ANSI.
Desde 1960, a partir dos estudos do linguista norte-americano Stokoe, as Línguas de Sinais são consideradas realmente línguas com estrutura gramatical e regras próprias. No Brasil, a oficialização da Língua Brasileira de Sinais ocorreu recentemente.
Assinale a alternativa que corresponde a legislação federal que oficializou a Língua de Sinais no Brasil:
Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002.
A Lei de LIBRAS reconhece como meio legal de comunicação e expressão o sistema linguístico de natureza visual-espacial, o qual se constitui em um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos entre membros das comunidades surdas brasileiras.
Diante do exposto, considerando-se a Língua Portuguesa escrita, afirma-se que:
A LIBRAS não poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.
No Brasil a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é usada pelas comunidades surdas dos centros urbanos e, ainda, pela tribo de índios (Urubu-Kaapor).
Pode-se afirmar que as Línguas de Sinais caracterizam-se como:
Não
...