O papel do [papel do homem] na sociedade moderna
Resenha: O papel do [papel do homem] na sociedade moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1931 • 30/3/2014 • Resenha • 345 Palavras (2 Páginas) • 916 Visualizações
O papel [papel do homem] na sociedade moderna
Ao longo da historia [história] da humanidade o homem esteve em uma posição de poder, [poder:] em Atenas na Grécia Antiga, somente os homens podiam participar da vida política, dos entretenimentos das cidades e eram considerados cidadãos, diferentemente das mulheres. O homem ocupava cargos superiores e era uma autoridade na sociedade.
Atualmente o homem ocupa uma posição igualitária, não tem mais privilégios. No mercado de trabalho atual o homem compete com a mulher [por] cargos que antes eram direcionados para ele. A posição do homem na sociedade mudou, hoje em dia faz atividades que eram exclusivas das mulheres, como cuidar da casa, ser pai solteiro... Essas mudanças ocorreram, pois as mulheres lutaram e lutam por seus direitos, pela igualdade entre os sexos.
O homem atual tem que estar pronto para a competitividade e ser versátil em um meio cada vez mais exigente[,] onde vence o mais preparado. A evolução do homem e da mulher mudou a estrutura da sociedade, fazendo com que cada um exerça [ambos exerçam] papéis iguais.
Comentário geral
Neste texto, fica clara a exposição do autor sobre a mudança no papel do homem na sociedade: antes tinha poder, era superior à mulher; hoje não tem mais esse privilégio, ocupa espaço igual. O conteúdo, porém, ficou simplista demais, muito superficial. Seria importante desenvolver os comentários, analisar como as mudanças aconteceram, apresentar provas e exemplos mais fundamentados.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: para manter a lógica da marcação temporal inicial, seria interessante mostrar mais de uma passagem histórica que provasse a posição de poder do homem. O texto ficou limitado à Grécia Antiga.
2) Segundo parágrafo: por ser o único parágrafo de desenvolvimento, falha por falta de conteúdo. Os trechos destacados deveriam ter a análise ampliada, talvez até em parágrafos separados.
3) Terceiro parágrafo: a conclusão constata a igualdade de papéis para homens e mulheres, o que é coerente com os parágrafos anteriores, apesar de questionável em relação à realidade no Brasil e no mundo, revelando pouco senso crítico do autor, que optou por ignorar as situações de conflitos persistentes entre os sexos.
...