TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a PNAD?

Projeto de pesquisa: O que é a PNAD?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

O que é a PNAD?

Implantada no País em 1967, é uma pesquisa realizada pelo IBGE no Brasil que investiga várias características da população relacionadas a renda, moradia, educação, previdência etc. Com abrangência em todo o território nacional tem como objetivo coletar informação para estudos sócio econômicos no pais e tem como público alvo a população que reside em domicílios próprios permanentes particulares (permanentes e improvisados), e em unidades de habitação em domicílios coletivos, nas áreas urbana e rural

Objetivos

Como um levantamento estatístico que integra o Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios da Fundação IBGE, a Pnad vem sendo realizada com um duplo objetivo: suprir a falta de informações sobre a população brasileira durante o período intercensitário; estudar temas insuficientemente investigados ou não contemplados nos censos demográficos decenais realizados por aquela instituição.

Estruturada para ser uma pesquisa básica, suplementares e especiais. A pesquisa básica investiga, de forma contínua, os temas definidos como de maior importância para medir e acompanhar o nível socioeconômico da população: habitação e mão-de-obra, além de características demográficas e educacionais. As pesquisas suplementares aprofundam os temas permanentes e investigam outros assuntos de interesse que se interliguem com os da pesquisa básica. As pesquisas especiais abordam assuntos de maior complexidade, que exigem tratamento à parte da pesquisa básica, podendo até requerer um esquema de amostragem distinto.

A coleta de informações obedece a uma série de conceitos e definições operacionais, iguais ou assemelhados aos utilizados em várias outras pesquisas domiciliares, inclusive o Censo Demográfico, o que facilita sobremaneira a comparação dos indicadores produzidos por esse tipo de levantamento.

Principais características levantadas pela Pnad

Características

Variáveis

Demográficas e sociais

Sexo, cor, condição na unidade domiciliar, posição na família e no domicílio, número na família e data de nascimento dos moradores.

Educacionais

Alfabetização, escolaridade (série e grau freqüentados) e nível de instrução das pessoas que não são estudantes (última série concluída e grau correspondente).

Mão-de-obra

Para as pessoas de 10 anos de idade ou mais: condição de atividade.

Para as pessoas ocupadas: ocupação, atividade e posição na ocupação no trabalho principal, horas normalmente trabalhadas por semana no trabalho principal e nos outros trabalhos, e se é contribuinte de instituto de previdência pelo trabalho.

Para as pessoas desocupadas: tempo de procura de trabalho, ocupação, atividade, posição na ocupação e motivo da saída, se recebeu fundo de garantia, e tempo de permanência em relação ao último trabalho remunerado;

Rendimento

Rendimento mensal normalmente recebido do trabalho principal e dos outros trabalhos, aposentadoria, pensão, abono de permanência, aluguel e outros rendimentos;

Habitação

Espécie de domicílio.

Para os domicílios particulares permanentes: tipo, estrutura, abastecimento de água, esgotamento sanitário, uso de instalação sanitária, destino do lixo, iluminação elétrica, número de cômodos, condição de ocupação, aluguel ou prestação mensal, filtro de água, fogão, geladeira, rádio e televisão.

Fonte: Fundação IBGE. Para Compreender a Pnad, 1991.

Processamento das informações da Pnad

Os dados da Pnad, incorporados ao sistema de referência estatístico para o dimensionamento e a caracterização da demanda por mão-de-obra, organizado pela Fundação Seade, referem-se aos anos-base de 1992 e 1995 e foram ajustados segundo os resultados da Contagem Populacional de 1996. Os totais referentes a cada unidade da Federação foram estimados utilizando-se fatores de correção calculados com base numa interpolação do crescimento demográfico observado, tanto nas áreas urbanas como nas zonas rurais, nos cinco anos que separam o Censo Demográfico de 1991 da mencionada Contagem Populacional. Os totais referentes às Grandes Regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com