O que é conhecimento do senso comum e do conhecimento científico?
Tese: O que é conhecimento do senso comum e do conhecimento científico?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rcesarsilveira • 8/12/2014 • Tese • 471 Palavras (2 Páginas) • 640 Visualizações
Capitulo 1. 1- O que é o conhecimento do senso comum e conhecimento científico? De exemplos dos dois tipos de conhecimentos. 2- O que é subjetividade e porque ela não é inata? 3- O que é e como se forma a personalidade?
O senso comum é o conhecimento adquirido de forma popular, onde normalmente é passado de pai para filho ou entre os indivíduos da comunidade. Um exemplo disso é o conhecimento a respeito de ervas ou remédios caseiros onde as pessoas sabem os benefícios, mas não tem um conhecimento do porque te dais benefícios. O senso comum tende a ter mais erros do que o conhecimento científico, pois não existe uma preocupação em atestar a veracidade e se deixa influenciar por crendices, como por exemplo, afirmar que manga com leite faz mal.
Já o conhecimento científico é adquirido de forma empírica, ou seja, com a observação de fenômenos e estudo dos mesmos. Embora a ciência possa cometer erros, estes são mais raros que no senso comum devido ao cuidado em estudar e atestar tais fenômenos.
A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. Enfim, a subjetividade é a maneira de sentir, amar, pensar, fantasiar, sonhar e fazer, de cada um. A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para ser construída.
3- O que é e como se forma a personalidade?
Personalidade são as características individuais que cada pessoa possui e que a diferencia de qualquer outra. É também o que determina os modelos de comportamento de cada um, incluindo interações dos estados de ânimo do indivíduo, suas atitudes, motivações e reações diferentes perante as mesmas situações. A personalidade é formada por características inatas, acumulação de experiências e ações recíprocas entre o ser humano e o seu meio
Capitulo 2 e 3. 1- Comente em no máximo 10 linhas quais as diferenças entre o modelo Taylorista e psicodinâmica do trabalho. 2- Apresente um exemplo da sua experiência profissional, em que o trabalho prescrito se faz diferente do trabalho real, e o que se deve levar em consideração para o treinamento profissional?
Capitulos 4 e 5. 1- Comente os casos de suicídio de funcionários da Renault, ocorridos em 2007 e relacione com a idéia de saúde mental e trabalho e de intervenção prevencionista. http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/renault-e-considerada-culpada-por-suicidio-de-funcionario 2- Discuta o porquê da resistência na utilização do material de EPI, pelos trabalhadores.
Capitulo 6 1- Quais as etapas para a formulação do relatório de segurança no trabalho.
...