O que é um repositório?
Projeto de pesquisa: O que é um repositório?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samuel15 • 17/5/2014 • Projeto de pesquisa • 6.898 Palavras (28 Páginas) • 228 Visualizações
Sumário
1.0 História Armazenamento 2
1.1 Nascimento e evolução da indústria e do armazenamento 3
2.0 Para quê servem a armazenagem? 3
2.1 As reduções dos custos de armazenagem estão baseadas: 4
3.0 Funções da armazenagem 5
4.0 Atividades no armazenamento 6
5.0 Pilares da atividade de armazenamento 7
5.1 Estrutura 8
5.2 Equipamentos de movimentação 8
5.3 Comunicação 8
5.4 Vantagens e Desvantagens 9
6.0 Armazenagem estratégica 9
Anexos 10
1.0 História Armazenamento
Os diferentes materiais e produtos existentes nas nossas vidas constituem suportes fundamentais da vida moderna. Muitos dos equipamentos que utilizamos são cada vez mais complexos recorrendo o seu fabrico a materiais cada vez mais inovadores e sofisticados, o que permite satisfazer, com eficiência, as crescentes necessidades de consumo das sociedades modernas.
A produção de materiais e produtos tem crescido fortemente, em quantidade e em tipo, com maior relevo a partir da revolução industrial. Na realidade, a última geração humana produziu mais materiais e produtos que todas as centenas de gerações anteriores. O consumo humano aumentou dezesseis vezes no século XX, tendo passado de 270 mil milhões de contos para 4 300 mil milhões. Desta forma facilmente se compreende que há necessidade de criar condições que permitam produzir, armazenar e distribuir corretamente os produtos e as diferentes matérias-primas, no intuito de fazê-las chegar a boas condições até ao consumidor final.
A partir do momento em que o Homem deixou de ser nômade e passou a viver de modo sedentário, sentiu necessidade de construir abrigos e posteriormente habitações junto das quais eram realizadas práticas agrícolas de subsistência e criados alguns animais. Com a evolução dos tempos, o Homem teve necessidade de se organizar melhor em termos territoriais, políticos e sociais; surgem assim, por exemplo, locais para o culto religioso, grandes edifícios e muitas outras realizações humanas como a Grande Muralha da China ou as pirâmides do Egito. Desde muito cedo que o ser humano se apercebeu que podia tirar partido da força animal para transportar mercadorias e mantimentos de que necessitava. Hoje em dia, a realidade é completamente distinta. A necessidade existente relativamente ao consumo de produtos aumentou exponencialmente, surgindo assim também, a necessidade de se criarem grandes espaços destinados ao armazenamento de produtos e, consequentemente, a sua movimentação, transporte (especialmente a movimentação urbana) e comercialização. Este fato provoca o aumento dos congestionamentos nas regiões mais centrais, uma vez que em Portugal o transporte de mercadorias é feito na sua maioria pela via terrestre. As operações de armazenamento e logística assumem desta forma cada vez mais importância no contexto das economias dos vários países.
1.1 Nascimento e evolução da indústria e do armazenamento
A palavra inglesa magazine, é derivada da francesa magasin, com a qual compartilha a origem árabe de armazém, que se refere à disponibilidade de mercadorias variadas em um único ponto de vendas.
Já em tempos pré-históricos, o homem elaborava os seus utensílios e armas mediante a transformação dos materiais de que dispunha como a madeira e, mais tarde, os metais. À medida que avançou a civilização, a especialização no trabalho aumentou e originou-se um grupo social, os artesãos, que se encarregavam de produzir os objetos de que a sociedade necessitava como objetos de cerâmica, tecidos, armas, etc.
No fim da Idade Média, os artesãos das florescentes cidades européias agruparam-se em corporações, nas quais se configuraram as categorias de aprendizes, oficiais e mestres e onde os conhecimentos técnicos se transmitiam de pai para filho. A produtividade dessas oficinas era baixa, pois a maior parte do trabalho realizava-se manualmente e não existia a divisão técnica do trabalho, isto é, cada produto era realizado totalmente, do início a fim, por um só artesão e na maior parte das vezes também comercializado pelo próprio artesão, não havendo portando necessidade de armazenar grande quantidade de produtos – até porque a produção era bastante limitada. Neste precário grau de evolução da indústria, teve especial relevância a invenção da máquina a vapor pelo britânico James Watt, depois de outras pesquisas como as de Thomas Newcomen, inventor da bomba d’água (movida a vapor), e as de Denis Papin, que estudou a força elástica do vapor d’água. A máquina a vapor permitiu aproveitar a força mecânica e foi o fundamento das indústrias naval e ferroviário.
2.0 Para quê servem a armazenagem?
A armazenagem é necessária para que os estoques estejam organizados, garantindo assim maior rapidez de reposição nas prateleiras do cliente sem nenhum atraso.
É ela que possibilita uma melhor integração entre as cadeias de suprimento, produção e distribuição.
A armazenagem reduz custos nas empresas e passa segurança para o cliente, pois ao utilizar o Sistema de Relatório de Pedido em Aberto, podem-se verificar atrasos de produção em operações de remessas e atendimento ao cliente, enquanto rastreamos os pedidos em aberto. Dessa forma, o cliente também pode rastrear seu produto e ter uma previsão de quando chegará ou se houve algum problema no caminho.
Alguns fatores que determinam a necessidade de armazenagem são:
Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção;
Redução dos custos de mão-de-obra;
Redução das perdas de materiais por avarias;
Melhoria na organização e controle da armazenagem.
Além disso, com a armazenagem, seus produtos estarão protegidos de forma adequada, contra umidade, incêndios, pragas, etc.
Dessa forma, o risco de no passado, um armazém era definido como “um lugar
...