O significado da palavra "fronteira"
Artigo: O significado da palavra "fronteira". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lufy • 20/7/2014 • Artigo • 245 Palavras (1 Páginas) • 290 Visualizações
Após pesquisar a palavra “fronteira” em vários sites, cheguei à conclusão de que ela é uma palavra bem mais ampla do que eu imaginava.
A Wikipédia me disse isso:
A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios.
As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física.
As fronteiras podem ser naturais, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.
O site http://www.fronteirasdopensamento.com.br/ tem vídeos com os seguintes temas:
Arte
Mundo
Ciência
Educação
Pensamento
(Eu particularmente gostei bastante do site)
TIPOS DE FRONTEIRA:
Fronteiras territoriais e continentais: são aquelas que demarcam um território como pertencente a um país, estado ou município ou uma extremidade de um país ou região onde confina com outro limite.
Fronteiras industriais: são aquelas em que o poder econômico e político de grupos hegemonicos impõem suas idéias e dominam nações.
fronteiras tecnológicas: São aquelas resultantes da divisão do trabalho e da produção. Com a revolução industrial o homem criou maquinas para substitui-lo e para produzir com mais qualidade, com a invenção da energia e o descobrimento de que se podia produzir com minerais o homem alterou o espaço das indústrias , que ganharam maiores dimensões globais. Os transportes facilitam o escoamento da produção e formam uma rede de interdependência no mundo, estabelecendo as fronteiras tecnológicas.
...