OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA EQUIPE GESTORA EM UNIDADES DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Casos: OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA EQUIPE GESTORA EM UNIDADES DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucienecristy • 20/9/2014 • 876 Palavras (4 Páginas) • 594 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Analisamos a diferencia de rotina os planejamentos e metodologias de avaliações entre a educação infantil e ensino fundamental.
Na educação infantil: propõe uma educação de praticas pedagógica que respeita as características das faixas etárias e assim promover o desenvolvimento na educação infantil trabalha-se o brincar e o cuidar.
Na educação de ensino fundamental: o ensino fundamental a educação e básica a jornada escolar deve ser de pelo menos 4 horas de trabalho em sala de aula. Na qual reforça se a continuidade da alfabetização reforço maior cognitivo a reflexão maturação de raciocínio lógico, matemático e lingüístico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ANÁLISE DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O gestor escolar desenvolve junto a escola ações na qual abrange a elaboração e concretização de meios e fins para garantir qualidade de ensino, colaborando e participando diretamente ou indiretamente nas dimensões pedagógicas propostas no PPP.Incentivando as idéias e projetos que os profissionais apresentam diante de problemas e conflitos vivenciados no dia- dia reagi de forma dialogada, reflexiva, organizada e democraticamente.
Atuante frente questões pedagógicas, administrativas, financeiras, jurídicas e humanas. O gestor tem um plano de ação planejada de forma coerente e democrática.
¨A participação, o diálogo coletivo, a autonomia, a eleição direta do diretor da escola, são práticas que pressupõem uma gestão democrática. (março 2007 gestão em rede).
O gestor escolar demonstra interesse e compromisso acompanhando e realizando ações positivas e contribuir para um bom funcionamento da escola. São ações significativas que acontecem tais como: O dialogo coletivo, participação e acompanhamento dos trabalhos escolares, a autonomia, a eleição direta do diretor escolar, é praticas que pressupõem uma gestão democrática, gerando assim um currículo virtuoso de democracia, cidadania e participação e, por conseguinte, um comprometimento social.
Diante de questionamento, conflitos e duvidas, assim tratando-se da escola, sem perder o sentido de totalidade de rede a que a escola pertence os interesses de alunos, professores, pais, funcionários e da equipe técnica, devem ser amplamente discutidos e negociados reforçando a cidadania e formando cidadões ativos capazes de intervir socialmente.
A equipe gestora possui autonomia ao planejar, tanto o gestor como aliado para hegemonia de trocas pensamentos a desenvolver uma característica de atuação que pretende organizar, mobilizar e articular condições matérias e humanas necessárias para o avanço sócio-político educacional.
2.2 ANÁLISE DA GESTÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
A gestão da escola possui uma característica de atuação que pretende organizar, mobilizar e articular condições materiais e humanas, necessárias para o avanço dos processos sócio-político-educacionais. Tais ações direcionam para a promoção do processo da aprendizagem dos alunos, objetivando desde cedo, torná-los capazes de enfrentar gradativamente as nuances da sociedade globalizada e do mundo pós-moderno. Assim, o significado de gerir a escola de forma partilhada vai muito além da mobilização
...