ORIGEM DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E SUA IMPORTANCIA
Exames: ORIGEM DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E SUA IMPORTANCIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 30071986 • 1/10/2013 • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 2.156 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM CIENCIAS CONTABEIS
KASSIA AMABILE SOUZA BARRETO
ORIGEM DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E SUA IMPORTANCIA
ARAÇUAÍ-MG
NOVEMBRO 2009
KASSIA AMABILE SOUZA BARRETO
ORIGEM DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E SUA IMPORTANCIA
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina de Matemática Financeira.
Professora: Eliana Maria de Oliveira Araman
ARAÇUAÍ/MG
NOVEMBRO 2009
Trabalho da produção textual
Objetivos:
• Conhecer um pouco a respeito da historia da matemática financeira
• Aplicar os conhecimentos da disciplina na elaboração de alguns exercícios.
Orientações
• O trabalho é composto por duas partes.
• Na primeira, o aluno devera realizar uma pesquisa em alguns sites para conhecer um pouco a respeito da historia da Matemática Financeira. Após a consulta a esses sites, o aluno devera produzir um texto de aproximadamente uma pagina com uma introdução a Historia da Matemática Financeira e sua importância para construção do conhecimento matemático financeiro.
• Na segunda parte, depois dessa introdução escrita, o aluno devera responder a quatro questões sobre este tema. As questões são as seguintes:
• 1) Desde quando surgiu os cálculos financeiros? Em datas antes cristo? Ou é uma atividade recente?
• 2) Em quais civilizações? Grécia? Egito? Outras? Como eram realizadas as operações financeiras, como o pagamento dos juros, por exemplo, de acordo com a civilização que o aluno esta abordando.
• 3) Para resolver quais problemas da época, ou seja, para que tipos de necessidades? Propriedade de terras, ao comercio, ao pagamento do seu trabalho, dividas ou outras?
• 4) O que mais impulsionou o desenvolvimento da matemática financeira (porcentagem ou juros) de acordo a civilização que o aluno esta relatando? Dividas, comercio, pagamentos?
• Ao final do trabalho, o aluno devera colocar as referencias bibliográfica, ou seja, indicar em qual sites, livros, enciclopédias, realizou a pesquisa.
INTRODUÇÃO
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. A idéia básica é simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa e empregar alguns procedimentos matemáticos.
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico, algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo, a essa diferença damos o nome de juros.
Conceito de Juros é bastante antigo, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceito surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a idéia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro.
Os Juros representam à remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo os regimes: simples ou compostos, ou até mesmo, com algumas condições mistas.
Algumas tábuas matemáticas se caracterizavam pela organização dos dados e textos relatavam o uso e a repartição de insumos agrícolas através de operações matemáticas. Os sumérios registravam documentos em tábuas, como faturas, recibos, notas promissórias, operações de crédito, juros simples.
Essas tábuas retratavam documentos de empresas comerciais, algumas eram utilizadas como ferramentas auxiliares nos assuntos relacionados ao sistema de peso e medida. Havia tábuas para a multiplicação, inversos multiplicativos, quadrados, cubos e exponenciais. As exponenciais com certeza estavam diretamente ligadas aos cálculos relacionados a juros compostos e as de inverso eram utilizadas na redução da divisão para a multiplicação.
Nessa época os juros eram pagos pelo uso de sementes e de outros bens emprestados, os agricultores realizavam transações comerciais onde adquiriam sementes para constituírem suas plantações. Após a colheita, os agricultores realizavam o pagamento através de sementes com a seguida quantidade proveniente dos juros do empréstimo. A forma de pagamento dos juros foi modificada para suprir as exigências atuais, no caso dos agricultores, era lógico que o pagamento era feito na próxima colheita. A relação tempo/ juros foi se ajustando de acordo com a necessidade de cada época, atualmente, nas transações de empréstimos, o tempo é preestabelecido pelas partes negociantes. É uma matemática que utiliza os conhecimentos da matéria para o calculo de finanças de um modo geral.
Matemática financeira é o conhecimento usado para calcular valores
...