OS CUSTOS LOGÍSTICOS
Por: Q6X5B7R6 • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 281 Visualizações
- EXPLIQUE OS SEGUINTES CUSTOS LOGISTICOS:
- Custo de armazenagem
- Custo de pedido
- Custo de falta de estoque
- Custo total
- O armazenamento consome espaço, demanda movimentação dentro da fábrica, pode danificar o material, este pode também tornar-se obsoleto com o passar do tempo, gerando custo de manutenção do capital.
- Os custos de pedido são todos os custos que estão relacionados à reposição dos estoques, ou seja, tudo aquilo que é gasto em recursos financeiros para que possa se fazer a reposição dos estoques.
- Quando a empresa mantém estoques que não são necessários, ocorre um desaproveitamento de estoque, o que vai significar uma perda de espaço físico assim como perdas de investimento. Quando existe a consciência que os estoques geram desperdício e quando se identificam as razões que indicam a necessidade de estoques, o propósito é usá-las de uma forma eficiente. Não se deve manter estoque em excesso e não planejar o mínimo com base de tolerância.
- O custo Total é a soma de todos os custos do produto desde a compra da matéria prima até a colocação do produto junto ao consumidor final incluindo mão de obra e gastos operacionais como despesas com propaganda e marketing.
- EXPLIQUE O QUE SÃO LOTES VARIADOS.
Acredito que a questão lotes variados está relacionada a lote mínimo de peças, lote múltiplos, quantidades variadas.
- APRESENTE CONCEITO DE LOGISTICA.
E o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a fabricação de produtos acabados, e as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o local de consumo, visando atender aos requisitos do cliente.
- QUAL A IMPORTANCIA DO SUPPLY CHAIN MANGMENT.
É a abordagem que visa oferecer o máximo valor ao cliente e o máximo retorno sobre o ativo fixo, através da gestão efetiva dos fluxos de materiais, produtos, informações e recursos financeiros, de extremo a extremo da cadeia, desde as fontes de suprimento até o consumidor final.
5. O PRINCIPAL MODAL LOGISTICO É O RODOVIARIO, APRESENTE OS VARIOS PROBLEMAS QUE ACOMPANHAM ESTES MEIOS.
Seu custo de fretamento é mais expressivo que os demais concorrentes com próximas características; Sua capacidade de tração de carga é bastante reduzida; Os veículos utilizados para tração possuem um elevado grau de poluição ao meio ambiente; A malha rodoviária deve estar constantemente em manutenção ou em construção, gerando custos ao erário ou a contribuinte, visto que, existem estradas privatizadas que cobram pedágio.
6. CITE E EXPLIQUE AS PRINCIPAIS ATIVIDADES PRIMARIAS e DE APOIO EM LOGISTICA.
ATIVIDADES PRIMARIAIS
A-Transporte: É o deslocamento de bens de um ponto a outro da rede logística, respeitando as restrições de integridade da carga e de confiabilidade de prazos. Não agrega valor aos produtos, mas é fundamental para que os mesmos cheguem ao seu ponto de aplicação, de forma a garantir o melhor desempenho dos investimentos dos diversos agentes econômicos envolvidos no processo.
B-Manutenção de estoques:
Para se atingir um grau razoável de disponibilidade de produto, é necessário manter estoques, que agem como "amortecedores" entre a oferta e a demanda. O uso extensivo de estoques resulta no fato de que, em média, eles são responsáveis por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística.
C-Processamento dos pedidos:
Os custos de processamento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transportes ou de manutenção de estoques. Contudo, processamento de pedidos é uma atividade de logística primária. Sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também a atividade primária que inicializa movimentação de produtos e a entrega de serviços.
ATIVIADES DE APOIO:
A-Armazenagem:Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baias de atracação e configuração do armazém.
B-Manuseio de materiais: Está associada com a armazenagem e também apóia a manutenção de estoques. É uma atividade que diz respeito à movimentação do produto no local de estocagem – por exemplo, a transferência de mercadorias do ponto de recebimento no depósito até o local de armazenagem e deste até o ponto de despacho.
C-Embalagem de proteção
Um dos objetivos da logística é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável. Bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantir movimentação sem quebras. Além disso, dimensões adequadas de empacotamento encorajam manuseio e armazenagem eficientes.
D-Obtenção
É a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras e da forma pela qual o produto é comprado. É importante para a logística, pois as decisões de compra têm dimensões geográficas e temporais que afetam os custos logísticos. A obtenção não deve ser confundida com a função de compras. Compras inclui muitos dos detalhes de procedimento, que não são especificamente relacionados com a tarefa logística. Programação do produto Enquanto a obtenção trata do suprimento de empresas de manufatura, a programação de produto lida com a distribuição. Refere-se primariamente às quantidades agregadas que devem ser produzidas e quando e onde devem ser fabricadas. Não diz respeito à programação detalhada da produção, executada diariamente pelos programadores de produção.
...