OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Trabalho Escolar: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Giseli2013 • 28/2/2014 • 307 Palavras (2 Páginas) • 516 Visualizações
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Ate sobre que tipos de educação precisam para a sociedade do conhecimento.
Convivemos com um tremendo paradoxo: não vivemos mais na sociedade para a qual continuamos a ser educados para viver. Nossa educação nos prepara para a sociedade industrial, mas já estamos num mundo onde o conhecimento se transformou no principal fator para se criar valor.
Nem sempre foi assim. Houve uma época onde terra era o principal fator de produção. Nesta sociedade agrícola, os grupos mais poderosos eram os donos de terra, os senhores feudais. No caso brasileiro, os “barões do café” e os senhores de engenho. Num determinado momento da história, esse mundo ruiu. A chamada Revolução Industrial, no fim do século XVIII/início do século passado, veio para transformar completamente o ambiente econômico e social, abalar crenças, rever valores. O poder mudou de mãos, a maneira de ver o mundo mudou. Quando o Brasil foi descoberto (em plena era agrícola), se acreditava que a Terra era o centro do universo. O modo de produção era artesanal. Um artesão controlava todo o processo produtivo, desde a escolha da madeira mais adequada, passando pela feitura de uma mesa (por exemplo), até sua comercialização.
A Revolução Industrial inaugura a chamada modernidade e simboliza uma mudança de paradigma. O homem e a racionalidade passam a ocupar o centro do pensamento dito científico, e assistimos a emergência e hegemonia do paradigma cartesiano. A Revolução Francesa é um dos símbolos da passagem da França agrária, feudal e aristocrática para a França industrial, burguesa e capitalista. Aqueles que foram queimados como herege, por dizerem que o sol estava no centro do universo, foram resgatados. Os artesãos praticamente desapareceram, substituídos por fábricas automatizadas, que conseguiam fazer muito mais mesas, em menos tempo e a um custo muito menor.
Vivemos hoje outra revolução, da mesma magnitude e importância.
...