OS PORQUES DE UMA FORMAÇÃO
Monografias: OS PORQUES DE UMA FORMAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/11/2013 • 597 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO BACHARELADO SERVIÇO SOCIAL
PAULO FAUSTINO DO NASCIMENTO
RA: 442414
RELATÓRIO: OS PORQUES DE UMA FORMAÇÃO
Palestrante: Prof. Dr. Potiguara, Acácio Pereira
CUIABÁ MATO GROSSO
2013
Os Porquês de Uma Formação
Introdução
O trabalho pedagógico em salas de aulas sob uma visão emancipada, a formação de professores a partir de uma postura indagativa tem se mostrado como um dos pilares para a melhoria na qualidade dos saberes docentes, necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico. Cumpre ao professor, portanto, a ampliação de sua visão acerca do conhecimento, dos saberes pedagógicos necessários ao desenvolvimento de sua atribuição, das possibilidades de sua própria formação profissional continuada.
Desenvolvimento:
A formação inicial é um espaço de formação realizado por instituições e um grupo de professores especializados, através de um currículo que insere os conhecimentos básicos necessários para o exercício de determinada profissão. Sendo assim, o objetivo fundamental de programas de formação, é ensinar a competência de classe ou conhecimento de ofício, no qual o futuro professor adquire conhecimentos pedagógicos e de disciplinas acadêmicas e realiza práticas de ensino.
Não será em salas de aulas tradicionais que irão conseguir mudanças de comportamentos e consequentemente conhecimentos, capacidades e atitudes, pois é necessário que a aprendizagem adquirida seja posta em evidência, para que possa haver uma completa correspondência entre a teoria e a prática, contribuindo assim para a sedimentação dos conhecimentos.
Aplicação das Teorias:
-Teoria: Escola Tradicional
-Teoria: Escola Nova
-Teoria: Escola Orientada
-Teoria: Escola Contemporânea
Aplicabilidade de uma metodologia dinâmica é necessário para o desenvolvimento do saber, pois quanto maior o grau de complexibilidade nas tarefas executadas em salas de aulas, consequentemente melhor à eficácia do aprendizado, impactando em uma formação de qualidade.
A formação do profissional comprometido, crítico e reflexivo, pesquisador, tem sido a questão relevante deste estudo, se dá pelo fato de que a iniciação profissional é um período importante na trajetória profissional do professor, que não pode ser vista como um período, aonde vai somente aplicar o que aprendeu, mas como um período onde o aprendizado possa ser ainda mais intenso, através do desenvolvimento e incorporação dos saberes e da experiência.
Para isso, é fundamental considerarmos que todo o processo de aprendizagem e, portanto, a aprendizagem profissional da docência, nos exige a capacidade de reflexão, ou seja, a autoconsciência determinar os nossos objetivos e os recursos necessários para alcançá-los, bem como nossas potencialidades e limitações. Para que esse processo de reflexão se concretize, uma das implicações é que os professores tenham como ponto de partida um “olhar retrospectivo sobre suas próprias ações”, onde através da análise e interpretação dessas ações constrói o seu conhecimento, o professor deve ser um especialista em determinada área do conhecimento, dominando para isso as teorias e práticas de sua área, sendo eficiente ao desenvolvê-las com os alunos um método de aprendizagem dinâmico e a prático, sem o saber é impossível, (desenvolver alguma atividade e obter bons resultados), é necessário que o professor mostre ao aluno o caminho do conhecimento com a prática permanente, trabalhando de uma forma nova, pois, “O NOVO SEMPRE ASSUSTA”.
As novas tecnologias auxiliam o professor a ter um conhecimento mais amplo do seu campo de estudos, um professor tem que ser constantemente um pesquisador tanto para adquirir conhecimentos, quanto para transmitir conhecimentos, devem-se incentivar seus alunos o prazer pelas pesquisas, leituras, e informações.
O método de ensino é do professor, que precisa também desenvolver sua própria teoria e sua aplicabilidade, quanto maior a interação, melhor será à aprendizagem.
CONCLUSAO
Ser professor (a) é se alimentar do conhecimento e fazer de si mesmo (a) janela aberta para os outros.
...