TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OUVIR MAIS PRA ERRAR MENOS

Trabalho Universitário: OUVIR MAIS PRA ERRAR MENOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

Contexto

Ouvir mais, pra errar menos

Ouvir corretamente, é permanecer em alerta, possibilitar uma boa recepção da informação, decodificar a informação de maneira a extrair dela o real significado.

O fato de estarmos atentos, ouvindo bem a mensagem que a nós está sendo transmitida, nos possibilita a capacidade de absorção de conhecimento, cultura etc.

É sempre bom ouvir mais, falar menos, por isso temos duas orelhas e uma boca, quem ouve bem e assimila a mensagem, anula as possibilidades de erro, entende mais, compreende o verdadeiro sentido da mensagem.

Nossos níveis de atenção e capacidade de ouvir, varia durante o dia, dependendo da situação, de quem fala e de nossos hábitos e interesse no assunto abordado.

Num momento de euforia falamos mais, ao contrário de quando estamos cansados ou até mesmo preocupados, falamos menos e ouvimos mais, só que em determinados momentos ocorre certa desatenção e desinteresse no assunto.

Ouvir atentamente exige com que tenhamos muita atenção, com que paremos de falar nos momentos inapropriados, e exige concentração, perguntas na hora da dúvida, e exige com que nós, nos coloquemos no lugar do outro.

Muitas reuniões, encontros, palestras e afins, não têm um bom aproveitamento devido ao egocentrismo de algumas pessoas, que por mais que seja um assunto de suma importância, pra essas pessoas não há nenhuma relevância.

Linguagem corporal

No mudo globalizado, a todo o momento estamos sendo observados, portanto no mundo coorporativo não é diferente.

Num gesto, num olhar, até mesmo através de algum tipo de expressão corporal emitimos alguma mensagem.

. 0,7% Palavras (O que a pessoa diz).

. 38% Tom de voz, inflexão (A maneira como fala).

. 55% Corpo, olhos, mão, braços, pernas, dedos (Expressão e gestos).

Estilos de comunicação

São quatro os estilos de comunicação: Analítico, sensitivo, intuitivo e produtor.

Em geral as pessoas usam um dos estilos de comunicação na maior parte do tempo, chamado seu estilo primário, cada pessoa também tem um estilo de suporte que é o seguinte, de uso mais freqüente.

No mundo coorporativo cada perfil de profissional tem seu estilo de comunicação, onde em certas ocasiões e momentos os favorecem.

Os quatro estilos de comunicação têm seus pontos positivos e negativos, o ponto positivo favorece e muito o profissional no mundo coorporativo, agora os negativos prejudica, pois dependendo do ambiente e atividades executadas, não há um bom aproveitamento do profissional em seu ambiente de trabalho.

Analisando bem os perfis, se sujeitando a ouvir mais, perguntar nos momentos certos, demonstramos interesse na pauta da reunião e afins, e isso tudo se torna muito produtivo para ambos os lados.

Introdução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com