Objetivos Da Contabilidade
Ensaios: Objetivos Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiara93 • 2/10/2014 • 1.713 Palavras (7 Páginas) • 206 Visualizações
RESUMO
Nesse trabalho são abordados teorias da contabilidade, a definição de cada tipo de lançamento em suas contas. Explicaremos quais tipos de usuários utilizam a contabilidade, e como fazem que obtenha seus benefícios, os motivos que fazem com que a contabilidade seja uma das ciências fundamentais nas empresas, nos negócios, governos entre outros.
Palavras chave: Contabilidade; Conceitos; Usuários; Benefícios; Padronização.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
OBJETIVOS DA CONTABILIDADE 6
SEMELHANÇAS ENTRE VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E DA EMPRESA 7
PERGUNTAS Á UM EMPRESÁRIO 8
CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS. 9
4.1. PERGUNTAS E RESPOSTAS 10
CONCLUSÃO 13
INTRODUÇÃO
Em um mundo onde as empresas, e corporações cada dia são maiores e mais complexas a contabilidade é instrumento indispensável e que deve ser realizada de forma muito clara e objetiva, esse instrumento é o foco desse trabalho e será apresentado em várias fases.
Os objetivos da contabilidade devem estar sempre muito claros, para trazer os efeitos esperados, a informação que o usuário necessita para avaliação, análise, e tomada de decisão, seja de empregados, fornecedores, bancos que financiam essas empresas ou o governo.
A contabilidade também nos orienta a forma que devemos conduzir empresa e vida pessoal, com relação a finanças. Os empresários não podem cometer erro ou vício de misturar as finanças pessoas com as de suas empresas, e isso será abordado nesse trabalho, apesar das semelhanças não podem se misturar.
Para entender e ter capacidade de avaliar trabalhar com contabilidade ou simplesmente fazer analise, o individuo deve possuir conhecimento sobre os conceitos de instrumentos da contabilidade, como ativos, passivos dentre outros, a clareza no entendimento desses instrumentos são indispensáveis.
1.OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
A contabilidade é uma forma sistemática de informações e classificação de dados e eventos, que possibilita avaliação de qualquer empresa de forma sistemática, seu objetivo é fornecer informações para tomadas de decisões, é a única forma de efetivamente se avaliar uma empresa e sua evolução, podendo ainda ser base para projeções futuras, pois nela contem todos os dados suficientes para avaliar a real saúde financeira de qualquer empresa.
Seus principais usuários são aqueles que têm necessidade de informações, como pessoas físicas, jurídicas, empregados, fornecedores, investidores, credores em geral e emprestadores de recursos. É através da contabilidade que esses agentes avaliam a empresa, seus potenciais de captação de recursos financeiros, potencial de compras diante de um fornecedor, capacidade financeira para assumir dividas e financiamentos, e todas as outras relações onde a empresa precise ser avaliada. Secundariamente são interessados também os administradores da empresa e o próprio fisco.
Abaixo pontuaremos algumas situações onde os usuários podem utilizar informações contábeis;
Investidores – utilizam essas informações para ajudar a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos, os acionistas também precisam de informações que os habilitem a avaliar se a empresa tem capacidade de pagar seus dividendos.
Empregados – precisam saber da saúde financeira da empresa, e através da contabilidade podem avaliar a capacidade que a empresa tem de prover o custo de suas remunerações bem como os benefícios e aposentadorias.
Credores por empréstimos – necessitam saber se a empresa tem capacidade de honrar com seus compromissos financeiros.
Fornecedores e outros credores comerciais – precisam sempre estarem cientes da real situação financeira da empresa e se a mesma terá condições de pagar seus fornecedores.
Clientes – as informações contábeis são importantes para os clientes saberem a respeito da continuidade operacional da empresa, como exemplo, diagnosticar se a empresa esta a beira da falência.
Governo e suas agencias – utiliza da contabilidade para fiscalizar as informações financeiras e aplicar politicas fiscais, e estatísticas.
Publico – tem interesse para avaliar as empresas que se estabelecem em determinadas regiões, seus impactos e contribuições para essas localidades, como exemplo grandes empresas que se instalam em cidades do interior, que muitas vezes modificam completamente a econômica da cidade e região.
A administração de uma empresa tem a responsabilidade de fazer a contabilidade de forma clara e honesta, conforme as regras estabelecidas nas leis. É através delas que seus usuários e a sociedade de forma geral avaliam sua real situação, decorrente disso a administração e todos os usuários tomam suas decisões sobre a empresa. As prestações de contas de uma empresa tornam possível aos usuários manter ou vender seus investimentos, reeleger ou substituir a administração da empresa.
SEMELHANÇAS ENTRE VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E DA EMPRESA
As semelhanças são muitas, apenas os nomes das contas são diferentes. Na vida particular, a maioria das pessoas não tem um controle rígido, operacional e consequentemente sempre tem seus controles desorganizados, quase sempre ficam no vermelho, ou seja, gastam mais do que ganham. Já nas empresas, os lançamentos devem ser metódicos, organizados para que possam oferecer resultados confiáveis. Esses lançamentos são à base de toda a vida financeira da empresa. Os profissionais são totalmente responsáveis pelos lançamentos, que devem seguir normas e procedimentos para que o Balanço Financeiro possa demonstrar a saúde da empresa.
...