Objetivos E Metodologia Da Contabilidade
Artigo: Objetivos E Metodologia Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lamb • 9/3/2014 • 470 Palavras (2 Páginas) • 840 Visualizações
A função fundamental da contabilidade tem permanecido inalterada desde seus primórdios. Sua finalidade é prover os usuários dos demonstrativos financeiros com informações que os ajudarão a tomar decisões.
Sem duvida, tem acontecido mudanças substanciais nos tipos de usuários e nas formas de informação que tem procurado.
A necessidade ou desejo de maximização de fluxos de caixa aparece muitas vezes, e este é um tipo de informação que os relatórios financeiros publicados as vezes não continham.
Os demonstrativos publicados, segundo eles, deveriam suprir algum tipo de informação sobre a geração de fluxos de caixa futuros, a fim de servirem como elemento preditivo para os vários tipos de usuários.
Para bom numero de decisões dos vários tipos de usuários, os demonstrativos financeiros somente são efetivamente importantes a medida que possam ser utilizados como instrumento de predição sobre eventos ou tendências.
O objetivo básico da contabilidade, portanto pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais.
A teoria contábil pode ser encarada sob varias abordagens:
Abordagem ética: segundo esta abordagem, a contabilidade deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos interessados.
Abordagem comportamental: as informações contábeis deveriam ser feitas sob medida, de forma que os usuários reagissem para tomar decisão correta.
Abordagem macroeconômica: é semelhante a teoria do comportamento, porem fixa-se em objetivos econômicos definidos.
Abordagem sociológica: é uma abordagem do tipo “bem estar social”, no sentido de que os procedimentos contábeis e os relatórios emanados da contabilidade deveriam atender a finalidades sociais mais amplas, inclusive relatar adequadamente ao publico informações sobre a amplitude e a utilização dos poderes das grandes companhias.
Abordagem sistêmica: pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação.
Qualquer que seja a abordagem ou a composição de abordagens escolhida para a contabilidade, poderemos utilizar, no estabelecimento dos princípios e dos procedimentos que irão reger a disciplina, dois tipos de raciocínio: o dedutivo e o indutivo.
A dedução em contabilidade é o processo de iniciar com objetivos e postulados e, destes, derivar princípios lógicos que provêem as bases para as aplicações práticas ou concretas.
Um dos problemas da abordagem dedutiva é que se qualquer dos postulados e premissas for falso, as conclusões também serão falsas, embora logicamente deduzidas.
O processo indutivo consiste em obter conclusões generalizadas a partir de observações e mensurações parciais detalhadas. Em contabilidade por exemplo, a aplicação da indução seria feita pela observação e analise de informações financeiras relativas a empresa e entidades.
A teoria normativa, apoiada mais no dedutivismo, procura, de forma prescritiva, demonstrar como a contabilidade “deveria ser”, à luz de seus objetivos e postulados, que são dados
...