Operações e Fiscalização de Trânsito
Por: chapeudebico • 17/2/2016 • Monografia • 1.981 Palavras (8 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Operações e Fiscalização de Trânsito
Curso: Tecnologia de Segurança do Trânsito.
Professor: Luiz Antonio Giardino Grazino.
Nome do estudante: Aparecido Fernandes.
Data: 20/10/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) O trânsito de veículos e de pedestres dependem do cumprimento das normas estabelecidas pela legislação em vigor e de uma infraestrutura que atenda às necessidades dos usuários do sistema trânsito. Na desobediência as normas de circulação e conduta ou na falta da infraestrutura viária, exige a atuação do agente de trânsito, para restabelecer a paz e a harmonia social. Para isso, desenvolva um comentário em 10 linhas, sobre quais os requisitos e qual o papel a ser desenvolvido pelo agente de trânsito para o cumprimento do seu dever. (2,0 pontos)
Para que permaneça a paz e a harmonia social no trânsito, o motorista precisa obedecer às regras e normas de circulação e conduta, não fechar os cruzamentos, não fazer cenas obscenas, não dirigir com os braços do lado de fora do veículo, não ultrapassar em faróis vermelhos, respeitar os pedestres e demais usuários da via, diante da desobediência de alguns motoristas, e a falta de infraestrutura, exige-se a atuação do agente de transito, para que se restabeleça a paz a harmonia e respeito no trânsito.
No entanto o perfil do agente de transito, que deve possuir perante o cumprimento da sua missão que é muito grande, precisa da devida capacitação e treinamento para que possa agir nas ações a ele atribuídas.
Ser consciente, atuando com atenção e discernimento, objetivo, planejando a ação a ser executada, ser profissional, interagindo com o usuário da via e com o meio ambiente, estar no lugar certo e na hora certa ter uma postura correta e exemplar.
Não deve assumir uma posição arrogante. Deve se interessar na execução de suas tarefas, orientando, auxiliando aqueles que estão em dificuldade, fazendo valer a lei para aqueles motoristas que por um descuido ou descaso deixar de cumpri-las, o uso do raciocínio rápido, a presença de espírito, junto com o bom senso, é uma ferramenta poderosa de grande valia para que o transito flua com segurança.
Deve agir com cautela ao se aproximar de alguém para realizar seu serviço, além de se apresentar e se expressar corretamente. Sendo responsável, e se dedicando cada dia, para sua perfeição profissional.
Referencia;
Livro de estudo;(Unisul; PONTES, MARCELO) Operações e Fiscalização de Trânsito e material proposto pelo professor.
2). Observe a imagem a seguir.
[pic 4]
A partir da leitura dos textos complementares, escreva uma proposta fundamentada em dois argumentos, sobre o seguinte tema: Qual a importância do comportamento dos condutores de veículos na fluidez e na segurança do trânsito? (2,0 pontos)
Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, sobre o tema proposto.
♣ Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narração).
♣ A sua proposta deve estar apoiada em, pelo menos, dois argumentos.
♣ O texto deve ter entre 8 e 12 linhas.
♣ O texto deve ser redigido na modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.
♣ Os textos motivadores não devem ser copiados.
♣ Deve apresentar: título, introdução, desenvolvimento e conclusão.
O comportamento dos condutores de veículo é uma ferramenta que ajuda a boa fluidez no trânsito.
Através dos estudos feitos nessa unidade, no decorrer curso de Tecnologia e Segurança no Trânsito e da imagem proposta pelo professor, observamos que o bom comportamento dos condutores de veículos, é uma ferramenta de grande utilidade na fluidez no trânsito das grandes cidades ou vias de grande fluxo de veículos.
Um condutor com um bom comportamento no trânsito, é educado, gentil e cortes exerce a cidadania no dia a dia no trânsito zela pela sua segurança, e, dos demais usuários da via.
Em trânsito o condutor com bom comportamento, e educado conhece todas as regras sinaliza as suas intenções com antecedência para que os outros que por ali transitam ajudem o, a fazer aquela manobra com segurança.
Também em observação um condutor que se comporta no trânsito facilita para que outros que por ali trafegam façam suas manobras com segurança, usando a cortesia e sendo gentil, desloca-se mais para a direita da via ao avistar um outro veículo ultrapassando, diminuindo a velocidade e não acelerando pois no trânsito já sabemos que a disputa por espaço é constante.
Não fecha o cruzamento mesmo que o sinal semafórico esteja a seu favor não interessando quanto tempo ficará parado no mesmo local, ele deixara livre as passagens para que outros exerça o seu direito de transitar.
Constantemente ter um bom comportamento no trânsito exercendo a cidadania conhecendo os seus direitos, deveres e obrigações, não julgando os outros condutores com olhar de desfeita, pois o erro é uma coisa que pode acontecer com qualquer um, mesmo um condutor exemplar que conhece todas as regras esta propenso a fazer erros.
Ao chegar em um cruzamento que não tenha sinalização diminui a velocidade e da preferência para quem chega pela direita não julgando a velocidade, a maquina ou potencia do motor, além de mostrar um respeito ainda esta cumprindo as normas de circulação e conduta contidas no CTB.
Então podemos citar que um condutor com bom comportamento no trânsito, além de ajudar na boa fluidez do trânsito não vive se envolvendo em acidentes, ele está livre de ser autuado pelos agentes de trânsito por multas e medida administrativa, constante no CTB.
...