TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Optica Geomentrica

Trabalho Escolar: Optica Geomentrica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  3.808 Visualizações

Página 1 de 3

ÓPTICA GEOMÉTRICA

A óptica geométrica se baseia em três princípios:

Princípio da propagação retilínea da luz;

Princípio da reversibilidade da luz;

Princípio da independência dos raios luminosos;

Princípio da propagação retilínea da luz

"A luz sempre se propaga em linha reta nos meios materiais opticamente homogêneos".

Meios materiais opticamente homogêneos são aqueles onde basicamente não há diferenças em sua densidade. Por exemplo, a densidade da água pura, dentro de um aquário, é independente da região que ela ocupa. A água que ocupa a região superior do aquário tem a mesma densidade da água que ocupa a região inferior ou lateral. Nesta situação, a luz ao atravessar o meio irá encontrar sempre a mesma dificuldade. Por outro lado, se eu começar a esquentar esta água, eu irei fazer com que a água da parte inferior do aquário fique mais densa que a água da parte superior. Com isso a luz vai encontrar uma dificuldade maior na medida em que se aproxima do fundo. Este meio não é mais homogêneo, mas sim heterogêneo. Se colocarmos água com gás dentro do aquário, teremos também um meio heterogêneo, pois a luz irá encontrar dificuldades diferentes para a sua propagação quando ela estiver passando pela água e pelo ar das bolhinhas. Para ela passar pelas bolhinhas é mais fácil do que passar pela água por isso, a luz pode fazer curvas somente em meios materiais heterogêneos.

Exemplo: Durante uma apresentação, os cantores de uma dupla são iluminados por holofotes diferentes. Os holofotes emitem feixes de luz que se cruzam, como mostra o esquema ao lado. O princípio que explica o cruzamento dos raios luminosos é:

Reversibilidade dos raios de luz.

Propagação retilínea da luz.

Independência dos raios de luz.

RESPOSTA: C

Princípio da reversibilidade na trajetória da luz

"A trajetória de um raio de luz não depende do sentido da sua propagação".

Veja a fig. ao lado. O raio de luz representado em vermelho saiu de A, refletiu no espelho (ao bater no ponto P) e chegou até o ponto B. O princípio da reversibilidade garante que se ele tivesse saído de B e chegado ao ponto P do espelho, com certeza iria passar pelo ponto A. O caminho de ida sempre será igual ao caminho e volta. Uma aplicação disto seria o caso em que você observa uma pessoa pelo retrovisor de um carro. Pelo princípio da reversibilidade com certeza esta pessoa também poderá te ver pelo mesmo retrovisor. (Na fig. ao lado, se o ponto A enxerga B, B também enxerga A).

Exemplo: Um poste de 4m de altura é iluminado pelo Sol, projetando uma sombra de 2,5m. Qual a altura de um homem que, no mesmo instante e em posição vertical, projeta uma sombra de 1m.

(4 )/x X 2,5/█(1)=2,5x=4 então x=1,6

RESPOSTA: 1,6

Princípio da independência dos raios de luz

"Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com