Organizado por Universidade Luterana do Brasil
Por: Rogério Da Silva Basso • 11/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.514 Palavras (7 Páginas) • 381 Visualizações
Computação Gráfica
Aplicada à Produção
Computação Gráfica
Aplicada à Produção
Organizado por Universidade Luterana do Brasil
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
Canoas, RS
2016
Ivan Battastini
Conselho Editorial EAD
Andréa de Azevedo Eick
Ângela da Rocha Rolla
Astomiro Romais
Claudiane Ramos Furtado
Dóris Gedrat
Honor de Almeida Neto
Maria Cleidia Klein Oliveira
Maria Lizete Schneider
Luiz Carlos Specht Filho
Vinicius Martins Flores
Obra organizada pela Universidade Luterana do Brasil.
Informamos que é de inteira responsabilidade dos autores
a emissão de conceitos.
Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida
por qualquer meio ou forma sem prévia autorização da
ULBRA.
A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na Lei
nº 9.610/98 e punido pelo Artigo 184 do Código Penal.
ISBN: 978-85-5639-029-5
Dados técnicos do livro
Diagramação: Jonatan Souza
Revisão: Igor Campos Dutra
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação – CIP
Setor de Processamento Técnico da Biblioteca Martinho Lutero – ULBRA/Canoas
B335c Battastini, Ivan
Computação gráfica aplicada à produção / Ivan Battastini ;
organizado por Universidade Luterana do Brasil. – Canoas: Ed.
ULBRA, 2015.
227 p. : il.
1. Computação gráfica. 2. Produção. II. Universidade Luterana
do Brasil. II. Título.
CDU 681.3.92
O homem utiliza o desenho para representar e transmitir o conhecimento
desde a pré-história, sendo essa uma das primeiras formas
de expressar suas ideias. Dessa forma, através de gravuras traçadas nas
paredes das cavernas, o homem pré-histórico registrou fatos relacionados
ao seu cotidiano.
A linguagem gráfica se tornou uma poderosa ferramenta gradativamente
aprimorada, sendo fundamental para a capacidade do raciocínio
humano e para o desenvolvimento das civilizações antigas.
Os gregos herdaram dos Egípcios e babilônios seus conhecimentos
de geometria, sobre os quais, na metade do século IV a.C., construíram
um sistema científico no qual o desenho era elemento fundamental para a
demonstração de teoremas.
No século XVII, surge na França, através de Gaspar Monge, a Geometria
Descritiva, que tem como objetivo ensinar a representar (projetar) sobre
um plano os elementos do espaço (tridimensional) de modo a poder resolver
graficamente os problemas relativos a sua forma, grandeza e posição
por meio de traçados. Mais tarde, com a revolução industrial, esse método
foi fundamental para documentação de projetos, por meio da elaboração
das vistas orográficas mediante o desenho técnico. Com isso, os projetos
passaram a ser executados mais rapidamente nas pranchetas.
Com o advento da informática, surgem, na década de 80, os programas
CAD – Computer Aided Design (Projeto Assistido por Computador),
que nada mais são que pranchetas eletrônicas, que agilizam ainda mais
a elaboração de projetos. Atualmente, os projetos para a área industrial,
bem como para a construção civil, são concebidos utilizando computação
gráfica.
Apresentação
Apresentação v
Este livro visa fazer com que o aluno exercite a linguagem gráfica e
universal do desenho técnico através de convenções e normas técnicas
necessárias à comunicação e interpretação de projetos de engenharia.
Nos primeiros capítulos, o aluno irá trabalhar com desenho à mão
livre e com o instrumental de desenho, sendo dadas algumas abordagens
em CAD. Isso porque muitas reuniões entre profissionais são realizadas em
canteiros de obras ou em chãos de fábricas, com as informações sendo
anotadas nas pranchetas e, posteriormente, passadas ao computador. Em
seguida, o aluno será instrumentalizado a trabalhar com o AutoCAD V12,
que é o CAD desenvolvido pela empresa Autodesk e do qual os alunos da
Ulbra conseguem baixar uma licença educacional gratuitamente.
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1 Introdução/Desenho Geométrico...........................................1
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