Organizaçao Do Trabalho
Ensaio: Organizaçao Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellysramalho • 26/1/2015 • Ensaio • 327 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Questões:
1- Qual o significado de trabalho segundo Saviani?
R: Ele define que a existência humana depende do trabalho, o homem se integra a partir de que necessita produzir a sua própria existência.
O homem se diferencia dos animas, justamente porque, os animais ainda precisam se adequar a natureza, já o homem, faz com que a natureza adequa-se a si já que ele produz trabalho.
Ajustar à natureza as finalidades e necessidades humanas é só feito, através devido ao trabalho.
2- Como o trabalho se organizava socialmente no período das teorias Organizacionais: Clássica/ Científica e Comportamentalista?
R: Na Teoria Organizacional Clássica/Científica o trabalho se organizava de forma mais simplicadas com o objetivo de aumentar a produtividade das fábricas e a especialização dos empregados. Naquela época, o trabalhador era facilmente substituído devido à simplicidade do trabalho, e o empregado era visto como mais uma máquina, era visto unicamente para a recompensa financeira, gerando a desmotivação generalizada.
Na Teoria Organizacional Comportamentalista o homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes ao homem. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico, ou seja, possui a capacidade de organização de suas próprias percepções frente ao ambiente como um todo. O homem passa ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Seu comportamento é orientado para objetivos, podendo cooperar com os outros indivíduos, quando for importante para o alcance dos objetivos o esforço coletivo, ou ainda pode competir com os outros, quando ocorre uma disputa.
3- Aborde, segundo o seu entendimento, a questão da precarização do trabalho sob a égide do modo de produção Toyotista – modo de produção flexível.
R: A questão da precarização é devido a grande quantidade de produção em massa que as fábricas produziram na época, obrigando-as a racionalizar e reorganizar, e ao mesmo tempo o Estado estava entrando em falência fiscal.
Por causa desse desencadeamento de crises, gerou a demanda muito alta de desempregos (desemprego estrutural).
...